observador.ptobservador.pt - 9 dez. 12:14

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida, a doença de Celine Dion que afeta uma pessoa em um milhão?

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida, a doença de Celine Dion que afeta uma pessoa em um milhão?

Síndrome da Pessoa Rígida é mais comum em pessoas entre os 30 e os 60 anos. Doença prejudica a qualidade de vida de quem a tem. Não há cura conhecida, mas existem medicamentos que atenuam os sintomas.

Afeta uma em um milhão de pessoas. A Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), doença neurológica rara que afeta Celine Dion, é caracterizada por rigidez muscular e uma maior sensibilidade a estímulos — como som, luzes ou toque — que podem desencadear espasmos musculares persistentes que podem durar segundos ou horas.

De acordo com a CNN, as quedas são frequentes e podem provocar lesões graves e, por vezes, os espasmos são fortes o suficiente para fraturar ossos. A doença prejudica a qualidade de vida de quem a tem e os seus sintomas podem causar ansiedade, sendo que a sensibilidade ao ruído pode levar ao medo de sair de casa.

Céline Dion revela que sofre de rara doença neurológica e cancela digressão europeia

O primeiro caso foi relatado na década de 1950 e a doença era conhecida como “Síndrome do Homem Rígido”. Com a descoberta de que afeta duas vezes mais mulheres do que homens passou a designar-se “Síndrome da Pessoa Rígida”.

Qualquer pessoa de qualquer idade pode ter a doença, mas esta é mais comum em pessoas entre os 30 e os 60 anos, explicou Richard Nowak, professor assistente de neurologia na Escola de Medicina de Yale (Yale School of Medicine), ao The New York Times.

A causa exata da Síndrome da Pessoa Rígida não é conhecida. Também não existe uma cura, mas há medicamentos que podem aliviar os sintomas (que variam de pessoa para pessoa) e as dores.

Ao The Telegraph, Liz Blows, que dirige um grupo de apoio para pessoas com Síndrome da Pessoa Rígida e que sofre da doença, “não diria” que a qualidade de vida é “boa”, mas que é preciso “continuar”. “Não se morre disto, morre-se das complicações que surgem a partir disto. E para ser honesta, é horrível. Realmente horrível”, acrescentou.

NewsItem [
pubDate=2022-12-09 13:14:48.0
, url=https://observador.pt/2022/12/09/o-que-e-a-sindrome-da-pessoa-rigida-a-doenca-de-celine-dion-que-afeta-uma-pessoa-em-um-milhao/
, host=observador.pt
, wordCount=295
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_12_09_567259085_o-que-e-a-sindrome-da-pessoa-rigida-a-doenca-de-celine-dion-que-afeta-uma-pessoa-em-um-milhao
, topics=[doenças, celebridades]
, sections=[]
, score=0.000000]