www.publico.ptpublico.pt - 9 dez. 12:08

Preservativos serão grátis nas farmácias para jovens dos 18 aos 25 anos, em França

Preservativos serão grátis nas farmácias para jovens dos 18 aos 25 anos, em França

Emmanuel Macron anunciou que todos os jovens entre os 18 e os 25 anos vão ter acesso a preservativos gratuitos nas farmácias. Em Portugal, estão disponíveis nos centros de saúde.

Emmanuel Macron anunciou que os preservativos vão ser disponibilizados de forma gratuita a jovens entre os 18 e os 25 anos nas farmácias, a partir de 1 de Janeiro.

Num debate sobre saúde em Fontaine-le-Comte, um subúrbio de Poitiers, no oeste de França, o presidente francês afirmou que esta medida pretende reduzir a gravidez indesejada e a transmissão de doenças sexuais entre os jovens, cita a Agence France-Presse (AFP).

No início deste ano, as mulheres passaram a ter acesso livre e gratuito a métodos contraceptivos, como a pílula, expandindo uma medida que apenas incluía menores de 18 anos. O alargamento da idade permitiu garantir que nenhuma jovem deixa de ter um método contraceptivo por não o poder adquirir. Além disso, também têm acesso a consultas médicas sobre as alternativas mais convenientes. Em França, o aborto é livre para todas as mulheres e adolescentes.

Apesar da nova medida, já existia uma que permitia que os preservativos fossem reembolsados pelo sistema nacional de saúde se prescritos por um médico.

Quando se referiu a educação sexual, Macron admitiu não serem “muito bons nesse assunto". "A realidade é muito diferente da teoria”, disse, citado pela AFP, reforçando que é preciso, primeiro, educar melhor os professores.

Em Portugal, os jovens têm acesso tanto à pílula como ao preservativo no centro de saúde. No entanto, um estudo publicado em Abril do presente ano mostra que 55% dos jovens que estavam numa relação de namoro que incluía relações sexuais não usava preservativo.

O estudo realizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa juntamente com a Associação de planeamento Familiar e o Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social, reforçou uma diminuição do uso do preservativo de quase 10% em comparação com 2008. Além do preservativo, refere que 59% das 2319 respostas dizem usar a pílula e 24% interrompe o coito para evitar a gravidez. No entanto, a preocupação com as doenças sexualmente transmissíveis mantém-se.

NewsItem [
pubDate=2022-12-09 13:08:59.0
, url=https://www.publico.pt/2022/12/09/p3/noticia/preservativos-serao-gratis-farmacias-jovens-18-25-anos-franca-2030796
, host=www.publico.pt
, wordCount=315
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_12_09_371719869_preservativos-serao-gratis-nas-farmacias-para-jovens-dos-18-aos-25-anos-em-franca
, topics=[saúde]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]