desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 9 dez. 13:40

Parlamento aprova pesar pela morte de João Semedo, fundador da Academia do Johnson

Parlamento aprova pesar pela morte de João Semedo, fundador da Academia do Johnson

João Semedo trabalhou também com jovens na Associação Moinho da Juventude, na Cova da Moura, e em casas de acolhimento para jovens em risco.

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pela bancada do PSD pela morte de João Semedo Tavares, fundador da Academia do Johnson, dedicada à integração social de crianças e jovens de meios desfavorecidos.

João Semedo Tavares, nascido em São Tomé e Príncipe e que cresceu no Bairro da Cova da Moura, no concelho da Amadora, morreu aos 50 anos no passado dia 30 de novembro.

No voto do PSD agora aprovado considera-se que João Semedo Tavares, mais conhecido por Johnson, “é exemplo de superação e de dedicação à comunidade, sendo que o seu legado continuará a impactar centenas de vidas”.

Fundador da Academia do Johnson, que tem como lema “Somos Aquilo que Fazemos”, João Semedo acompanhou ao longo de vários anos centenas de crianças e jovens oriundos de meios sociais economicamente mais desfavorecidos.

A sua associação, que foi distinguida recentemente com uma menção honrosa no Prémio Manuel António da Mota, presta diariamente apoio escolar, organiza múltiplas atividades extracurriculares de desporto, teatro, música e dança, e promove a reintegração de jovens ex-reclusos, trabalhando em rede e com os serviços da comunidade.

“Através da educação e do desporto, a obra de João Semedo Tavares tem contribuído para o empoderamento de centenas de crianças e jovens e para a promoção de valores de inclusão, cidadania e solidariedade. A sua visão, ao procurar atuar do lado da prevenção de situações de risco, tem alargado os horizontes de todos aqueles que se cruzaram consigo e que vivenciaram e beneficiaram do trabalho que a sua Associação tem desenvolvido”, lê-se no texto do voto apresentado pelo PSD.

João Semedo trabalhou também com jovens na Associação Moinho da Juventude, na Cova da Moura, e em casas de acolhimento para jovens em risco, e foi motorista na agência Lusa. Lançou, pela Alêtheia Editores, o livro “Estou Tranquilo”, relatando a sua experiência de vida.

Também realizou várias palestras, através das quais contou o seu percurso, com uma passagem pelo mundo do crime e pela prisão, revelando aos mais jovens que o crime não compensa e que a educação e o desporto - como o futsal, modalidade de que era jogador e treinador -, são fatores chave de cidadania.

Logo no dia 30 de novembro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de João Semedo Tavares, elogiando-a pelo "exemplo e ativismo na inclusão dos jovens pelo desporto".

Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu o trabalho da Academia do Johnson, "associação que tantas vidas tocou no concelho da Amadora e no país", que visitou pela primeira vez em fevereiro de 2020.

Na passada terça-feira, o chefe de Estado voltou à Academia do Johnson para assistir ao jogo da seleção portuguesa contra a Suíça, dos oitavos de final do Campeonato do Mundo de Futebol, que se disputa no Qatar.

NewsItem [
pubDate=2022-12-09 14:40:47.0
, url=https://desporto.sapo.pt/modalidades/artigos/parlamento-aprova-pesar-pela-morte-de-joao-semedo-fundador-da-academia-do-johnson
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=453
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_12_09_297689077_parlamento-aprova-pesar-pela-morte-de-joao-semedo-fundador-da-academia-do-johnson
, topics=[/modalidades/, desporto, modalidades]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]