jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 9 dez. 12:34

Após críticas, TotalEnergies retira participação que detinha na gigante russa de energia Novatek

Após críticas, TotalEnergies retira participação que detinha na gigante russa de energia Novatek

A TotalEnergies retirará os seus dois representantes do Conselho de Administração da Novatek "com efeito imediato" e não incluirá mais as receitas do seu investimento na Novatek nos seus relatórios financeiros. A decisão também afetará as reservas provadas da TotalEnergies, reduzindo-as em 1,7 mil m

A TotalEnergies retirará “gradualmente” sua participação de 19,4% da gigante russa de energia Novatek, anunciou a empresa na sexta-feira. A medida conduzirá a um prejuízo de aproximadamente 3,7 mil milhões de dólares nas contas do quarto trimestre deste ano.

A TotalEnergies retirará os seus dois representantes do Conselho de Administração da Novatek “com efeito imediato” e não incluirá mais as receitas do seu investimento na Novatek nos seus relatórios financeiros.

“Perante as sanções europeias em vigor desde o início da guerra, os dois administradores” abstiveram-se de votar nas reuniões do conselho em causa, nomeadamente sobre questões financeiras. “Portanto, eles não estão mais em condições de desempenhar plenamente as suas funções no conselho, o que pode se tornar um problema para a gestão empresarial”, esclarece.

A decisão também afetará as reservas provadas da TotalEnergies, reduzindo-as em 1,7 mil milhões de barris. ” No entanto, a vida útil das reservas provadas da Companhia permanecerá acima de 11 anos de produção”.

A empresa mantém uma participação nos projetos Yamal LNG e Arctic LNG 2 da Rússia, destaca o “Politico”, que recorda que, no mês passado, o CEO da empresa, Patrick Pouyanné, disse que a “única motivação” da TotalEnergies em manter os seus ativos russos era “trazer [gás natural liquefeito] para a Europa”. A empresa tem sido alvo de fortes críticas desde o início da invasão da Ucrânia.

NewsItem [
pubDate=2022-12-09 13:34:48.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/apos-criticas-totalenergies-retira-participacao-que-detinha-na-gigante-russa-de-energia-novatek-969975
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=220
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_12_09_1780457625_apos-criticas-totalenergies-retira-participacao-que-detinha-na-gigante-russa-de-energia-novatek
, topics=[energia, empresas, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]