rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 9 dez. 07:45

Falta de blocos leva São José a acumular doentes para cirugia urgente

Falta de blocos leva São José a acumular doentes para cirugia urgente

Secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, acusa esta unidade de não estar a comunicar os constrangimentos ao INEM.

O Hospital de São José, em Lisboa, está a acumular doentes para cirugia urgente devido à falta de blocos operatórios. A denúncia é feita pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

O secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, acusa esta unidade de não estar a comunicar os constrangimentos ao INEM, que continua a referenciar doentes para o serviço de cirurgia.

"Pelo facto de estarem uns blocos em obras só estão disponíveis dois blocos operatórios, quando deviam estar quatro. O problema é que como há muitos hospitais da zona sul que referenciam para o São José e como não houve qualquer comunicação ao INEM dessa acumulção...a verdade é que essa circustância faz com que as cirugias urgentes estejam a demorar demasiado tempo."

Roque da Cunha apela também para a necessidade de reforço de equipas nas urgências e aos hospitais, sem capacidade para receber situações urgentes, que, pelo menos, comuniquem a situção.

NewsItem [
pubDate=2022-12-09 08:45:36.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2022/12/09/falta-de-blocos-leva-sao-jose-a-acumular-doentes-para-cirugia-urgente/311118/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=147
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_12_09_1510608734_falta-de-blocos-leva-sao-jose-a-acumular-doentes-para-cirugia-urgente
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]