pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 9 dez. 09:00

União Europeia decidiu! Apple traz USB-C ao iPhone até ao final de 2024

União Europeia decidiu! Apple traz USB-C ao iPhone até ao final de 2024

A União Europeia revelou a data para mudar para o USB-C. Terá de ser colocada em prática pela Apple e outros fabricantes até ao fim de 2024

A União Europeia aprovou a utilização do USB-C como interface padrão e isso irá ter impacto na Apple e no iPhone. Esta é uma mudança importante para os consumidores e para os seus equipamentos no futuro.

Depois deste momento único, a União Europeia veio agora revelar mais informações e colocou uma data marcada no calendário até à qual a mudança terá que acontecer.

Foi em outubro que os legisladores europeus aprovaram a diretiva que veio marcar um momento importante. A obrigatoriedade de usar a interface USB-C nos dispositivos eletrónicos foi tornada real e esta teria de ser respeitada por todos os fabricantes, incluindo a Apple.

Apesar de ter sido aprovada, faltava saber o momento certo da sua entrada em funcionamento. Tudo apontava para que fosse durante 2024, mas sem qualquer certeza ou confirmação. A data definitiva foi agora revelada e publicada para se tornar efetiva.

It is official #CommonCharger published in the Official Journal. The rules will enter into force before the end of the year & start to apply before the end of 2024! @alexagiussaliba @EP_SingleMarket

Reminder on what this means https://t.co/LjzLs56URf https://t.co/Rh8PHTG0KC

— IMCO Committee Press (@EP_SingleMarket) December 8, 2022

Assim, esta nova lei entrará em vigor no dia 27 de dezembro de 2022, tendo 2 anos para que seja adotada por todos os fabricantes. Isso significa que até ao dia 28 de dezembro de 2024 a Apple e os restantes fabricantes devem adotar esta interface como o seu padrão.

A Apple já afirmou que irá trazer o USB-C para os seus dispositivos, e os rumores apontam para o próximo iPhone (pelo menos na Europa) possa já vir com esta norma, ainda que, dadas as dependências do iOS, tal possa não vir ainda a acontecer. Contudo, para o futuro, há vozes que dizem que a fabricante irá implementar um sistema de carregamento sem fios, que fica fora da jurisdição desta nova lei.

Dado que se aplica também a tablets, a Apple não tem aqui um problema. O seu iPad já adotou o USB-C como a interface de carregamento e comunicação, estando assim preparado para a mudança que será obrigatória.

Será interessante ver como a Apple e tantos outros fabricantes irão reagir a esta medida.

NewsItem [
pubDate=2022-12-09 10:00:55.0
, url=https://pplware.sapo.pt/apple/uniao-europeia-ja-decidiu-a-apple-tem-2-anos-para-trazer-o-usb-c-para-o-iphone/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=357
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_12_09_1251034188_uniao-europeia-decidiu-apple-traz-usb-c-ao-iphone-ate-ao-final-de-2024
, topics=[apple, tecnologia, mobile, iphone/ipod, interface, usb-c, união europeia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]