rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 9 dez. 12:58

Sindicato dos Registos critica campanha do Mecanismo Nacional Anticorrupção

Sindicato dos Registos critica campanha do Mecanismo Nacional Anticorrupção

Campanha recorre ao exemplo de um funcionário público receber dinheiro para não aplicar coimas.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) critica a campanha lançada, nesta sexta-feira, pelo Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) e que recorre ao exemplo de um funcionário público receber dinheiro para não aplicar coimas.

Numa nota enviada à comunicação social, o STRN defende que lembrando que os casos mais mediáticos de corrupção "estão em quem tem ocupado cargos públicos políticos e não nos funcionários públicos".

Segundo o presidente do sindicato, a iniciativa da nova instituição criada para a prevenção e o combate à corrupção - e que visa assinalar o Dia Internacional contra a Corrupção, que se cumpre hoje -

Arménio Maximino realça ainda a importância do setor dos registos para a economia e apela à tutela para avançar com a resolução dos "graves problemas estruturais", ao apontar a escassez de profissionais, nomeadamente, de 234 conservadores de registo e de 1.522 oficiais de registo, entre outros problemas.

associados à corrupção para alertar para os seus impactos ao nível da credibilidade das instituições democráticas e do desenvolvimento económico e social.

"O objetivo é sensibilizar os cidadãos para a necessidade de prevenir e contribuir para a rejeição do fenómeno", salienta uma nota do MENAC.

A campanha conta com o apoio da RTP e da Antena 1 e estará presente em diversos locais de atendimento de serviços públicos, de norte a sul do país, estando prevista igualmente a sua divulgação através dos canais digitais de diversos organismos da administração pública.

NewsItem [
pubDate=2022-12-09 13:58:06.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2022/12/09/sindicato-dos-registos-critica-campanha-do-mecanismo-nacional-anticorrupcao/311166/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=233
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_12_09_103227124_sindicato-dos-registos-critica-campanha-do-mecanismo-nacional-anticorrupcao
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]