observador.ptobservador.pt - 25 nov. 14:57

A tripla ameaça: Covid-19, gripe e infeções respiratórias. O que são e o que fazem os vírus que estão a entupir os hospitais?

A tripla ameaça: Covid-19, gripe e infeções respiratórias. O que são e o que fazem os vírus que estão a entupir os hospitais?

SARS-CoV-2, Influenza e Vírus Sincicial Respiratório: os três agentes infecciosos estão a atacar em força e espera-se uma maior pressão sobre o SNS. Todas as respostas sobre o que se passa.

Uma pulseira amarela (urgente) não deve esperar mais de 60 minutos até ser atendida na urgência de um hospital. Na terça-feira passada, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, bastava consultar o portal do SNS para perceber que estes doentes chegavam a aguardar 14 horas até serem vistos por um médico. A situação foi explicada pela administração hospitalar com a chegada de muitos casos complexos ao mesmo tempo, inclusive de outras regiões, obrigando a diagnósticos diferenciados e múltiplos exames.

A ocasião foi aproveitada para relembrar a importância de só se deslocar às urgências quem realmente precisa, apelo que o Governo voltou a fazer nesta quinta-feira, após o Conselho de Ministros, e depois de ter apresentado, na véspera, o plano de ataque para o inverno.

Um dos motivos que explica a afluência acima do normal nos hospitais da Grande Lisboa, mas que com a chegada do inverno poderá replicar-se por unidades de saúde em todo o país, é aquela que tem sido chamada de tripla pandemia: a circulação, em simultâneo, de vários vírus que provocam doença respiratória. A consequência imediata é mais pessoas afetadas a procurar ajuda médica junto do SNS, congestionando os serviços.

Governo está a acompanhar situação nas urgências e pede recurso dos cidadãos ao SNS24

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-11-25 14:57:51.0
, url=https://observador.pt/especiais/a-tripla-ameaca-covid-19-gripe-e-infecoes-respiratorias-o-que-sao-e-o-que-fazem-os-virus-que-estao-a-entupir-os-hospitais/
, host=observador.pt
, wordCount=247
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_25_71122437_a-tripla-ameaca-covid-19-gripe-e-infecoes-respiratorias-o-que-sao-e-o-que-fazem-os-virus-que-estao-a-entupir-os-hospitais
, topics=[gripe, coronavírus, saúde]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]