rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 25 nov. 13:43

Moedas inaugura placa do 25 de novembro. Sem ele, "o 25 de abril teria sido diferente"

Moedas inaugura placa do 25 de novembro. Sem ele, "o 25 de abril teria sido diferente"

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa sublinha que a data é "crucial" e que em 1975, o 25 de novembro impediu que o país entrasse numa "ditadura de esquerda". Moedas pede para o país não se esquecer da história e lamenta a falta de comparência da "esquerda moderada".

Rodeado por autarcas e comandos, foi em São Domingos de Benfica que Carlos Moedas inaugurou esta sexta-feira uma placa comemorativa do 25 de novembro.

Na inscrição pode ler-se as palavras "". A bandeira de Portugal cobria o apontamento, e foi retirada pelo presidente da Câmara de Lisboa de um lado, e pelo presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, José da Câmara, do outro.

À margem, Carlos Moedas sublinhou que "sem o 25 de novembro, o" e, em declarações à , destacou o que considera ser uma data "crucial" por ajudar o país a não esquecer a história.

"Se não fosse o 25 de novembro, teríamos passado de uma ditadura de direita, para uma ditadura de esquerda", afirma o presidente da Câmara de Lisboa e antigo comissário europeu. Moedas diz que é preciso "reconhecer" o papel deste dia para a consolidação da democracia portuguesa.

Tentando partir as paredes ideológicas que orbitam em torno deste dia, Carlos Moedas invocou nomes de todo o espectro político que "evitaram que Portugal entrasse numa nova ditadura" e contribuíram para o 25 de novembro: "Sá Carneiro, Freitas do Amaral, ".

Classificando como "essencial" este dia, o líder da autarquia lisboeta recorda que em 1975 "o caos estava a formar-se" e que o país "estava a caminhar para uma ditadura de esquerda". No arranque da cerimónia, Moedas lamentou que as "" não estivessem presentes para celebrar a data.

No parque Bensaúde, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa foi acompanhado pelo presidente da Junta de São Domingos de Benfica e fadista, José da Câmara, pelo diretor coronel da Associação Nacional de Comandos, Vítor Manuel Duarte. Também a celebrar o dia, três comandos marcaram presença. Vinham fardados e com a boina vermelho vivo, que caracteriza esta força especial das Forças Armadas.

NewsItem [
pubDate=2022-11-25 13:43:49.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/politica/2022/11/25/moedas-inaugura-placa-do-25-de-novembro-sem-ele-o-25-de-abril-teria-sido-diferente/309532/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=291
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_25_692568543_moedas-inaugura-placa-do-25-de-novembro-sem-ele-o-25-de-abril-teria-sido-diferente
, topics=[informação, política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]