jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 25 nov. 13:02

Madeira: Miguel Iglésias representa AR em reunião sobre o papel dos Parlamentos Nacionais na União Europeia

Madeira: Miguel Iglésias representa AR em reunião sobre o papel dos Parlamentos Nacionais na União Europeia

O encontro de trabalho, que decorreu por videoconferência, juntou representantes dos parlamentos dos países da União Europeia e o vice-presidente e Comissário Europeu para as Relações Interinstitucionais e Prospetiva, Maroš Šefčovič.

O momento foi aproveitado pelo deputado socialista para vincar o papel dos parlamentos nacionais no processo de decisão europeu, tendo em conta o facto de pelos mesmos passarem a discussão, a aprovação e a determinação da forma como serão implementadas em cada estado-membro as diretivas europeias.

“As decisões emanadas pela Comissão e pelo Parlamento Europeu carecem, obrigatoriamente, de ser submetidas à ação legislativa dos parlamentos nacionais dos diferentes países, tendo em conta a sua maior proximidade com as respetivas populações, pelo que estes órgãos de soberania têm um papel determinante”, evidenciou, na ocasião, Miguel Iglésias.

Refira-se que, em junho passado, ainda no âmbito da Presidência Francesa do Conselho da União Europeia, esta temática esteve já em foco, tendo, na altura, o parlamentar eleito pelo círculo eleitoral da Madeira feito uma intervenção no Senado francês acerca do maior envolvimento dos parlamentos nacionais nos processos de decisão europeus.

Um tema ao qual a Presidência Checa dá agora continuidade, ciente também dos desafios que a cada dia se colocam ao nível internacional.

NewsItem [
pubDate=2022-11-25 13:02:12.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/madeira-miguel-iglesias-representa-ar-em-reuniao-sobre-o-papel-dos-parlamentos-nacionais-na-uniao-europeia-965345
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=166
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_25_223063503_madeira-miguel-iglesias-representa-ar-em-reuniao-sobre-o-papel-dos-parlamentos-nacionais-na-uniao-europeia
, topics=[economia, madeira, madeira política]
, sections=[economia]
, score=0.000000]