www.dn.ptdn.pt - 25 nov. 17:54

Saúde mental é o foco da ″Conversa sobre Felicidade e Ciência″ em Lisboa

Saúde mental é o foco da ″Conversa sobre Felicidade e Ciência″ em Lisboa

A especialista na área da saúde mental, Carla Furtado, estará este sábado em Lisboa para uma discussão sobre o impacto da felicidade no trabalho e na vida.

Saúde mental, bem-estar e sustentabilidade. Estes são alguns dos temas em destaque na Conversa sobre Felicidade e Ciência com Carla Furtado (um dos nomes de referência na área da saúde mental), a ter lugar este sábado na Red Apple, em Lisboa.

A partir das 10h00, várias perspetivas sobre o que é a felicidade na vida contemporânea e em ambiente profissional vão marcar o evento, que contará ainda com uma sessão de autógrafos do livro Feliciência: Felicidade e Trabalho na Era da Complexidade, escrito por Carla Furtado.

Em conversa com o DN, Carla revela que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (ONG), "15% dos trabalhadores estão a viver algum tipo de transtorno mental e nem todos estão a ser diagnosticados ou assistidos".

Neste sentido, "é importante as empresas rastrearem os seus trabalhadores e usarem algum tipo de instrumento científico para poderem verificar como realmente as pessoas se sentem. Depois, é necessário promover o apoio a estas pessoas e, quando as coisas estiverem bem, aplicar os conceitos da psicologia positiva, como por exemplo, o modelo de liderança e gestão positiva. É fundamental que os gestores atuem potencializando o bem-estar das suas equipas", explica.

Quanto ao livro Feliciência: Felicidade e Trabalho na Era da Complexidade, que estará também em foco este sábado, a obra apresenta "várias abordagens filos��ficas sobre o que é a felicidade e como é possível aplicá-la nas empresas", compilando "sete anos de escrita, estudos, pesquisas e organização dessa temática por diferentes perspetivas".

Reservada para os primeiros dias janeiro, está ainda a Certificação em Cultura de Segurança Psicológica - uma formação de Carla Furtado, em Lisboa, e dirigida à educação na perspetiva da segurança psicológica.

Já na Conversa sobre Felicidade e Ciência, a mensagem a passar é apenas uma: "a importância de proteger a saúde mental do trabalhador e educar as lideranças".

A entrada no evento é gratuita, mas está sujeita a inscrição através do e-mail: info@red-apple.pt

NewsItem [
pubDate=2022-11-25 17:54:00.0
, url=https://www.dn.pt/sociedade/saude-mental-e-o-foco-da-conversa-sobre-felicidade-e-ciencia-em-lisboa-15387974.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=313
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_25_1518880385_saude-mental-e-o-foco-da-conversa-sobre-felicidade-e-ciencia-em-lisboa
, topics=[sociedade, felicidade, saúde mental, conferência]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]