www.publico.ptpublico.pt - 25 nov. 18:23

Quantas vezes por ano devemos levar o nosso animal ao veterinário?

Quantas vezes por ano devemos levar o nosso animal ao veterinário?

Cuidado com o Pet é o podcast do P3 sobre animais de estimação. No quarto episódio, quisemos saber quantas vezes por ano é que o nosso cão ou gato deve ir ao veterinário.

O número de vezes que os donos devem levar os animais ao veterinário varia consoante a idade, tipo de animal e disponibilidade financeira de cada pessoa. No caso dos cães e dos gatos, são os mais pequenos e os mais idosos que devem ir mais vezes.

Público · Quantas vezes por ano devemos levar o nosso animal ao veterinário?

Neste episódio do podcast Cuidado com o Pet, estivemos à conversa com a médica veterinária Sara Coelho, do Hospital Veterinário de Montenegro, no Porto, para sabermos quantas consultas devemos marcar para o nosso cão ou gato, o que é feito em cada uma delas e se devemos ou não redobrar os cuidados se as fêmeas estiverem grávidas.

Foto

A abordagem “tem que ser adequada ao animal”, mas o normal é que um cão ou gato jovem visite o veterinário “quatro ou cinco vezes” durante um ano. Segundo a médica, na idade adulta as visitas devem acontecer pelo menos uma vez e nos idosos, no mínimo, duas vezes.

Se o animal tiver meses, é nas primeiras consultas que recebe as vacinas e é pesado. Além disto, o veterinário acompanha o seu crescimento e desenvolvimento até chegar à fase adulta. Nos mais velhos, é necessário “fazer um bom exame clínico e ver o animal da ponta do nariz à ponta da cauda”, explica Sara Coelho.

Outro dos aspectos a ter em conta é que estes animais envelhecem mais rapidamente do que os humanos. “Um cão com oito anos já está em idade geriátrica e tem que ser periodicamente vacinado”, defende a médica. Os gatos, por outro lado, podem viver mais tempo e são considerados idosos a partir dos dez anos.

Ainda assim, quem tem gatos deve estar mais atento, uma vez que não é tão fácil detectar possíveis problemas de saúde nestes animais. “Os gatos são os mestres do disfarce e escondem tudo. Quando dão sinal, a coisa esta mais para lá do que para cá. Os cães são mais transparentes”, sinaliza.

Foto

Lê todos os artigos do Pet aqui.

Se o gato não urinar ou não comer há 24 horas, deve ser levado ao veterinário. Além disto, fica o alerta: é o veterinário que deve medicar o animal e nunca o dono.

Quando a fêmea está grávida, os donos devem marcar uma consulta para o animal ser desparasitado e ser feita uma ecografia para confirmar quantas crias são.

Segue o Cuidado com o Pet no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcasts.

Conheces os podcasts do PÚBLICO?

Espreita a nossa página de podcasts para descobrires os nossos programas sobre músicalivrosdesporto e nutriçãosaúde mentaligualdade de género e muito mais.

  • P24 - de segunda a sexta-feira, às 7h, o teu dia começa aqui
  • Poder Público - às quintas-feiras, a semana política em debate com Helena Pereira, Leonete Botelho, São José Almeida e Sónia Sapage
  • Azul - a cada 15 dias, às quintas-feiras, conversas sobre ambiente, crise climática e sustentabilidade, com moderação de jornalistas do Azul
  • Desordem Mundial - num mundo quase sempre anárquico, um podcast para debater a política internacional. Às terças-feiras, com Alexandre Guerra, Cátia Moreira de Carvalho e Diogo Noivo.

Conhece os outros podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

NewsItem [
pubDate=2022-11-25 18:23:11.0
, url=https://www.publico.pt/2022/11/25/p3/noticia/quantas-vezes-ano-devemos-levar-animal-veterinario-2028761
, host=www.publico.pt
, wordCount=524
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_25_1445702747_quantas-vezes-por-ano-devemos-levar-o-nosso-animal-ao-veterinario
, topics=[podcast cuidado com o pet]
, sections=[]
, score=0.000000]