tek.sapo.pttek.sapo.pt - 25 nov. 11:20

Grandes tecnológicas abrandam medidas contra discurso de ódio online

Grandes tecnológicas abrandam medidas contra discurso de ódio online

A análise da Comissão Europeia da evolução no combate ao discurso de ódio online revela um abrandamento das notificações. Só o TikTok conseguiu melhorar o tempo de resposta....

Este ano o relatório europeu regista que as empresas tecnológicas tomaram menos medidas para combater a luta contra o discurso de ódio na Internet. Em particular, nota uma queda no número de notificações analisadas pelas empresas. De 90,4% em 2020, 81% em 2021, para 64,4% este ano, sendo o TikTok a única empresa a melhorar os seus controlos.

O documento faz a avaliação da resposta das tecnológicas em relação ao código de conduta adotado nesta área, o Code of Conduct on countering illegal hate speech online, que foi adotado em 2016 e que integra o Instagram, Snapchat, Dailymotion, Jeuxvideo.com, TikTok, LinkedIn e que desde a primavera de 2022 também conta com a adesão do Rakuten Viber e Twitch.

A taxa de remoção do conteúdo reportado pelas tecnológicas foi de 63,6%, também abaixo de um recorde de 71% em 2020. Nesta área, apenas o YouTube melhorou os seus controlos nos últimos dois anos, mas outras plataformas como o Facebook e o Twitter deram passos para trás.

Facebook deu prioridade ao lucro em detrimento das medidas para combater o discurso de ódio e desinformação Ver artigo

Globalmente, 69,6% dos conteúdos que encorajavam a violência contra indivíduos ou grupos sociais e 59,3% dos conteúdos que utilizavam linguagem difamatória ou imagens referentes a grupos sociais foram removidos.

No entanto, Bruxelas regista uma evolução positiva na frequência e qualidade dos comentários das empresas aos utilizadores, algo que a Comissão tinha pedido às empresas que melhorassem no relatório do ano passado.

Em comunicado, o executivo europeu lembra ainda que já está em vigor a Lei dos Serviços Digitais (DSA na sigla em inglês) que pretende regular a atuação das plataformas online também na matéria relacionada com o discurso de ódio.

NewsItem [
pubDate=2022-11-25 11:20:30.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/grandes-tecnologicas-abrandam-medidas-contra-discurso-de-odio-online
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=285
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_25_1281201122_grandes-tecnologicas-abrandam-medidas-contra-discurso-de-odio-online
, topics=[europa, tecnologia, redes sociais, código de conduta, plataformas online, dsa. lei dos serviços digitais]
, sections=[ciencia-tecnologia, actualidade]
, score=0.000000]