rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 25 nov. 17:00

Técnicos de reinseração social denunciam "perseguição" depois de protesto por atualizações da carreira

Técnicos de reinseração social denunciam "perseguição" depois de protesto por atualizações da carreira

Trabalhadores estão a ser alvo de um processo disciplinar que dizem não compreender. Interrogatórios terminaram esta quinta-feira.

Os técnicos de reinserção social acusam a Direção-Geral de Reinserção Social de perseguição, depois de terem participado num protesto autorizado onde reclamavam atualizações da carreira.

No passado mês de outubro, dezenas de técnicos concentraram-se junto ao Centro Educativo de Santo António, no Porto, e estão agora a ser chamados para responder num processo disciplinar.

“Os trabalhadores do centro educativo fizeram uma manifestação legal e ordeira, acompanhada pela polícia, tudo normal, e todos os trabalhadores levaram processo disciplinar, foram convocados ao abrigo do artigo 111 do Código de Processo Penal por terem estado numa manifestação”, conta à Miguel Gonçalves, presidente do sindicato dos Técnicos de Reinserção Social.

Miguel Gonçalves declara-se perplexo com este processo disciplinar, lembrando que “a Direção-Geral não é nenhum juiz, nem nenhum polícia” e que a notificação ao abrigo do artigo 111 do Código de Processo Penal só poder ser desencadeada por “um órgão criminal”.

Os interrogatórios aos trabalhadores terminaram esta quinta-feira. Os técnicos queixam-se de não perceber o âmbito do processo de que estão a ser alvo.

Miguel Gonçalves conta que lhes foram feitas perguntas como: “pertence a algum sindicato e a qual, de que partido é, esteve na manifestação”.

“É uma coisa do tempo do Estado Novo”, critica.

Contactada pela Renascença, Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais confirma um processo de averiguações interno que está a ter lugar no Serviço de Auditoria e Inspeção do Norte, mas nega que esteja relacionado com a participação destes trabalhadores em manifestações publicas, o que diz, é aliás um direito constitucional.

NewsItem [
pubDate=2022-11-25 17:00:44.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2022/11/25/tecnicos-de-reinseracao-social-denunciam-perseguicao-depois-de-protesto-por-atualizacoes-da-carreira/309562/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_25_1187220920_tecnicos-de-reinseracao-social-denunciam-perseguicao-depois-de-protesto-por-atualizacoes-da-carreira
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]