pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 25 nov. 17:37

Artemis 1: Hoje é um dia especial, a nave Orion entra na órbita lunar (vídeo)

Artemis 1: Hoje é um dia especial, a nave Orion entra na órbita lunar (vídeo)

A nave espacial Orion da missão Artemis 1 da NASA chegará À órbita da Lua hoje, sexta-feira dia 25 de novembro

A nave espacial Orion da missão Artemis 1 DA ASA chegará à órbita da Lua hoje, sexta-feira dia 25 de novembro, e poderá assistir ao momento marcante ao vivo. O evento, que acontecerá pelas 21:52 hora de Lisboa, irá por à prova a cápsula, dado que o caminho até lá chegar é sinuoso.

Com mais esta etapa, a nave não tripulada atinge com sucesso o seu objetivo principal. A entrada em órbita será acompanhada da Terra e poderá assistir a tudo em direto. Veja como.

Artemis 1: Hoje será batido um novo recorde

Hoje, pelas 21:52 horas de Portugal continental, a Orion está programado para ligar o motor que irá atirar a nave espacial numa órbita retrógrada distante à volta da Lua.

A cápsula irá utilizar o Módulo de Serviço Europeu, projetado e implantado pela Agência Espacial Europeia (ESA), que realizará uma manobra com suporte da gravidade da Lua. É esse movimento que é chamado de “órbita retrógrada distante” (DRO).

Segundo informações a DRO levará Orion cerca de 64.000 quilómetros para além da lua no seu ponto mais distante. Ao percorrer este caminho, a cápsula estabelecerá um novo recorde, afastando-se mais da Terra do que qualquer outra nave espacial anterior de classificação humana.

A atual marca de 400.171 km é mantida pela missão Apollo 13 da NASA, que não se destinava a viajar tão longe. A Apollo 13 deu a volta à Lua em vez de aterrar no solo lunar, depois da explosão de um tanque de oxigénio no módulo de serviço da nave espacial.

Orion vai chegar, cumprimentar a Lua e vir embora

A Orion passará um pouco menos de uma semana na DRO. A cápsula deixará a órbita lunar com o impulso gerado após ligar o motor no dia 1 de dezembro, depois começará a viagem para casa, para a Terra. A nave chegará aqui no dia 11 de dezembro com um mergulho no Oceano Pacífico ao largo da costa da Califórnia, se tudo correr como planeado.

A missão Artemis 1 de quase 26 dias foi concebida para testar a Orion e o enorme foguetão, o SLS (Sistema de Lançamento Espacial), que enviou a cápsula para o céu na semana passada, antes das missões planeadas da tripulação para a Lua.

O primeiro desses voos dos astronautas, Artemis 2, enviará a Orion à volta da Lua em 2024. A missão Artemis 3 vai então aterrar no solo lunar perto do Polo Sul da Lua em 2025 ou 2026. Seguir-se-ão outras missões de alunagem, à medida que a NASA constrói um posto de investigação da tripulação na região polar sul - um objetivo-chave do seu programa Artemis.

Veja aqui em direto a entrada da Orion na órbita retrógrada distante da Lua:

NewsItem [
pubDate=2022-11-25 17:37:50.0
, url=https://pplware.sapo.pt/ciencia/artemis-1-hoje-e-um-dia-especial-a-nave-orion-entra-na-orbita-lunar-video/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=444
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_25_1017267664_artemis-1-hoje-e-um-dia-especial-a-nave-orion-entra-na-orbita-lunar-video
, topics=[tecnologia, nasa, artemis, orion, artemis 1, lua, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]