rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 3 out. 02:20

Lula vence eleições no Brasil mas não evita segunda volta contra Bolsonaro

Lula vence eleições no Brasil mas não evita segunda volta contra Bolsonaro

Os dois candidatos disputam presidência num turno final a 30 de outubro, depois de o 'petista' ter falhado o mínimo de 50% de votos necessários para vencer já este domingo.

Luiz Inácio 'Lula' da Silva ficou um passo mais próximo de voltar à presidência do Brasil este domingo, mas não conseguiu firmar a maioria necessária para evitar uma segunda volta contra o atual Presidente, Jair Bolsonaro.

Pelas 3h20 da manhã em Lisboa, e com 99,75% dos votos contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o antigo chefe de Estado, do Partido dos Trabalhadores (PT), era o declarado vencedor do primeiro turno, com cerca de 48% dos votos -- menos do que os 50% necessários para ser eleito já este domingo.

Um dos tópicos a debate nos próximos dias deverão ser as sondagens, que antes da ida às urnas chegaram a prever a vitória de Lula à primeira. A distância entre um e outro foi curta: à mesma hora, Bolsonaro tinha firmado pouco mais de 43% dos votos.

Anunciados os resultados, Lula mostrou-se confiante numa vitória dentro de três semanas: "Sempre achei que a gente ia ganhar estas eleições, e vou dizer que vamos ganhar estas eleições. Para nós, isto é apenas uma prorrogação", disse aos apoiantes na sede de campanha em São Paulo.

Maior foi a margem de votos entre os dois principais candidatos presidenciais na votação em Portugal, em que 'petista' conquistou o dobro dos votos que o recandidato ao cargo.

O segundo turno tem já data marcada para 30 de outubro. Lula parte com uma vantagem de cinco milhões de votos em relação ao rival.

Para além de Lula da Silva e Bolsonaro, os 156 milhões de eleitores chamados às urnas tiveram a possibilidade, nesta primeira volta, de votar em Simone Tebet, Ciro Gomes, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia como candidatos às presidenciais brasileiras.

[atualizado às 03h20]

NewsItem [
pubDate=2022-10-03 03:20:20.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/10/03/lula-vence-eleicoes-no-brasil-mas-nao-evita-segunda-volta-contra-bolsonaro/302094/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=282
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_10_03_543882524_lula-vence-eleicoes-no-brasil-mas-nao-evita-segunda-volta-contra-bolsonaro
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]