rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 2 out. 17:38

Eleições no Brasil. “Chegou o momento de devolver a democracia ao nosso país”

Eleições no Brasil. “Chegou o momento de devolver a democracia ao nosso país”

No Brasil, a campanha faz-se até à última, até todos os votos estarem submetidos. Apoiantes de Lula acreditam numa transição pacífica.

(Ouça a reportagem do jornalista Sérgio Costa, enviado especial da Renascença ao Brasil.)

Mafalda e Rodrigo chegam à assembleia de voto em São Bernardo do Campo, município nos arredores de São Paulo, e não deixam dúvidas. O voto é em Lula. Trazem t-shirts, bandeiras e vários adereços de apoio ao ex-presidente que já tinha votado, um pouco antes, no mesmo local. No Brasil, a campanha faz-se até à última, até todos os votos estarem submetidos.

Com sorrisos, os brasileiros começam por dizer ser uma grande emoção votar no mesmo local onde o candidato da sua preferência exerceu o direito de voto."É um simbolismo muito grande. É o lugar onde começa a democracia para a gente. A gente vai expandir isto para o resto do Brasil", diz Rodrigo.

Os dois manifestam esperança, dizem ser urgente devolver a democracia ao país.

"É o momento de a gente devolver a democracia para o nosso país, é com muito orgulho que ele tem a humildade de ainda defender esse país. Foi cruel o que fizeram com ele [nas últimas eleições], para ele não ser eleito", afirma Mafalda.

E depois das eleições? Os dois recuperam as palavras de Lula da Silva: dizem não temer reações inflamadas e que quem perder tem de respeitar os resultados.

"Eles querem-nos intimidar, mas nós somos fortes. E nós estamos aqui para vencer, porque a gente acredita que o amor vai vencer o ódio. Não vai ter violência, não, porque a gente vai vencer no primeiro turno", diz Mafalda.

Mas há quem seja mais contido, prefira não revelar o sentido de voto numa terra que mostra ser maioritariamente a favor de Lula. O essencial é garantir melhorias sociais, diz este eleitor que preferiu não dizer o nome: "mais emprego, mais saúde, mais educação de qualidade".

O desejo de todos os brasileiros à boca das urnas: melhorar o país.

NewsItem [
pubDate=2022-10-02 18:38:00.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/10/02/eleicoes-no-brasil-chegou-o-momento-de-devolver-a-democracia-ao-nosso-pais/302049/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=300
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_10_02_597073047_eleicoes-no-brasil-chegou-o-momento-de-devolver-a-democracia-ao-nosso-pais
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]