pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 2 out. 23:00

E os destaques tecnológicos da semana que passou foram...

E os destaques tecnológicos da semana que passou foram...

Falámos do lançamento do novo Surface Laptop SE, do novo iRobot Roomba Combo j7+, analisámos a impressora Anycubic Kobra Go, e muito mais.

Porque a nossa prioridade é a qualidade da informação que chega aos nossos leitores, escolhemos alguns artigos publicados ao longo da semana que passou e que refletem o que de mais relevante se falou no mundo tecnológico e científico no Pplware.

Inteligência Artificial da Nvidia é capaz de criar objetos 3D em segundos

Para além dos produtos que enviam para o mercado, algumas das mais populares e poderosas fabricantes do mundo acabam também por desenvolver novas tecnologias que contribuem para a inovação do mundo digital.

Assim, a Nvidia revelou um pouco mais sobre a sua tecnologia de Inteligência Artificial que pode ajudar e facilitar significativamente a vida e o trabalho dos criadores de conteúdos, como jogos e aplicações. Isto porque a sua tecnologia de IA é capaz de criar objetos 3D numa questão de segundos.

Microsoft lança Surface Laptop SE por apenas 299€

A Microsoft lançou hoje no mercado português o Surface Laptop SE. Este é o Surface mais acessível de sempre e está disponível a partir de 299€. O equipamento foi concebido especificamente para estudantes.

O Surface Laptop SE integra o Microsoft 365 Educação e o Windows 11 SE, um sistema operativo desenhado para a Educação.

Um sucesso da NASA! DART colidiu com sucesso contra o asteroide Dimorphos

O plano da NASA era muito claro e tinha um propósito bem definido. O DART (Double Asteroid Redirection Test) ia testar a capacidade desta agência de alterar a rota de um asteroide e assim garantir mais uma defesa para o planeta Terra.

Esse momento acabou de acontecer e não podia ter um sucesso maior. O impacto aconteceu, provando que é possível dirigir uma nave contra um destes objetos celestes e garantir assim a defesa da nossa espécie.

iRobot apresenta o robô aspirador e mopa 2 em 1 mais avançado do mundo

Na senda da inovação a que nos habituou, a iRobot apresentou agora o primeiro verdadeiro mãos livres e 2 em 1 com uma mopa totalmente elevatória: Roomba Combo j7+ aspira e lava simultaneamente e sem molhar tapetes

Este novo robô traz também o novo sistema operativo iRobot OS 5.0 permite que os aspiradores da série j7 evitem mais objetos e limpem locais mais específicos; proporciona maior controlo de voz e personalização em toda a linha de produtos

Intel Core i9-13900K supera todos os processadores em single-thread no PassMark

A Intel não baixa os braços e está mais do que empenhada em mostrar a quem tem dúvidas as razões porque é líder no mercado dos processadores. E depois da sua 12ª geração Alder Lake, agora a gigante californiana está a depositar toda a sua atenção e esforço na próxima 13ª geração Raptor Lake.

Alguns testes e informações têm sido revelados, mas os dados mais recentes mostram que o modelo topo de gama Intel Core i9-13900K, da próxima linha da marca, superou todos os processadores em single-thread no PassMark.

Engenheiros criaram câmara subaquática sem fio e sem bateria alimentada por som

Com a chancela do MIT, os engenheiros conseguiram tirar energia não das ondas do mar, não da força hídrica, mas do som. Como tal, a câmara subaquática foi projetada para comunicações sem fio, também não tem bateria, mas funciona muito bem.

A ideia de criar este dispositivo tem como objetivo poder ajudar os cientistas a explorar regiões desconhecidas do oceano, monitorizar a poluição ou acompanhar os efeitos das alterações climáticas.

Empresa alemã Lilium quer construir 400 táxis aéreos elétricos por ano

Estamos a assistir a uma mudança interessante no que respeita aos veículos que fazem parte do no nosso dia-a-dia. Se há alguns anos nos dissessem que iríamos ter carros a voar, achávamos que se tratava de alguma cena de um filme de ficção científica. Mas a verdade é que esta e outras inovações são cada vez mais uma realidade normal.

Nesse sentido, a empresa alemã Lilium Air Mobility tem planos para criar cerca de 400 táxis aéreos elétricos por ano. Para isso, a entidade também está à procura de apoios para ajudar nos custos de um investimento como este.

Xiaomi confirma lançamento de smartphone com câmara de 200 MP

A Xiaomi tem evento marcado para o dia 4 de outubro, onde será apresentada a série Xiaomi 12T. Este evento foi anunciado há dois dias, com o slogan "make moments mega" que agora se percebe que se refere à câmara de 200 MP.

Entretanto têm sido lançados vários teasers do que esperar neste evento.

Análise – impressora 3D Anycubic Kobra Go, uma excelente opção para os makers

O mundo da impressão 3D beneficiou bastante do interesse dos "makers" em dar vida às criações virtuais. As marcas atualmente no mercado já são imensas e é o utilizador que sai a ganhar com a forte competitividade, conseguindo obter cada vez melhores produtos ao menor preço. A Anycubic é um excelente exemplo disso.

Hoje trazemos a análise à nova impressora 3D Anycubic Kobra Go, uma impressora focada em quem gosta de "meter a mão na massa", montar a impressora quase peça por peça e afinar todos os pormenores.

Fármaco experimental foi capaz de retardar o declínio cognitivo provocado pelo Alzheimer

Pela forma como afeta o paciente e pelo impacto que tem naqueles que o rodeiam, a procura pela cura do Alzheimer tem sido incessante. Em mais um momento histórico neste sentido, um fármaco experimental conseguiu retardar o declínio cognitivo.

Os investigadores referem-se a ele como “game-changing”.

VW revelou um elétrico autónomo que permite aos passageiros dormir na horizontal

Quantas vezes não lhe apeteceu dormir um sono durante uma viagem longa? Claro, se for ao volante não convém, mas se for ao lado ou atrás no carro, pode aproveitar e tirar uma soneca. Agora imagine que num futuro, não muito longínquo, vai viajar no seu carro e pode dormir tranquilamente, deitado como se estivesse numa cama. Bom, a VW já pensou nisso e traz-nos um modelo de conceito para "alargar horizontes" dos veículos totalmente autónomos.

O conceito visa testar como a automatização de nível 5 poderá mudar a experiência de viagem de um passageiro. Venha então dar uma vista de olhos ao Gen.Travel.

NASA quer criar uma base lunar impressa em 3D, a LINA

As agências especiais, bem como as empresas privadas, têm dado cartas no sentido de explorar a Lua e Marte. Desta vez, a novidade surge da NASA, que pretende criar uma base lunar impressa em 3D.

O projeto LINA, que junta a NASA e a AI SpaceFactory, já mostrou as primeiras versões das bases lunares para o futuro da humanidade no nosso satélite.

NewsItem [
pubDate=2022-10-03 00:00:03.0
, url=https://pplware.sapo.pt/pplware/destaques-tecnologicos-surface-irobot-anycubic/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=1083
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_10_02_453166493_e-os-destaques-tecnologicos-da-semana-que-passou-foram-
, topics=[tecnologia, rubrica, notícias, pplware, top semanal, destaques]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]