visao.sapo.ptLUIS DELGADO - 2 out. 19:19

Visão | Lula no Planalto

Visão | Lula no Planalto

Bolsonaro, e não interessa agora quem está no seu espectro político, sempre tratou mal os portugueses, com arrogância, e sem o mínimo de delicadeza e sentido de Estado

Lula tem tudo para ser o próximo presidente do Brasil. Agora, ou no final do mês. As projeções à boca das urnas nunca falham no Brasil, mas o cenário político tem algumas semelhanças com Trump e Biden. Neste caso, em especial, o que se analisa não é tanto a vitória, mas acima de tudo a derrota de Jair . Nunca visitou Portugal, e das vezes em que o nosso Presidente da República esteve no Brasil, foi enxovalhado acintosamente, de uma forma premeditada e ostensiva. Ninguém percebeu, aliás, como é que Marcelo aturou esse desplante.

Bolsonaro é um idiota, diz umas tolices inenarráveis, e quando comparado com Trump é um imbecil. Convém repetir, para evitar dúvidas: Bolsonaro é pateta, apalermado, e sem nenhuma consistência discursiva ou mental. Conta umas anedotas, diz umas tontices, e é um ignorante. É, contudo, o presidente do Brasil, por mais umas semanas, mas como nunca respeitou Portugal, em nenhuma circunstância, não merece nenhuma referência saudosa.

Lula não é propriamente um arcanjo, nem um nadador-salvador da política brasileira, mas foi um presidente eficaz, que estabilizou o seu país, e que tem a oportunidade, agora, de atenuar o desastre dos últimos anos. O Brasil merece reocupar o seu papel de grande potência regional. É uma nação democrática, e preparada para enfrentar estes tempos de incerteza, de crise, e de guerra. A presidência de Bolsonaro morreu.

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.

NewsItem [
pubDate=2022-10-02 20:19:32.0
, url=https://visao.sapo.pt/opiniao/ponto-de-vista/linhas-direitas/2022-10-02-lula-no-planalto/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_10_02_316894465_visao-lula-no-planalto
, topics=[opinião, linhas direitas]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]