observador.ptobservador.pt - 2 out. 14:39

Agente de Bruce Willis nega que ator tenha vendido direitos de imagem a empresa russa

Agente de Bruce Willis nega que ator tenha vendido direitos de imagem a empresa russa

Surgiram rumores de que Bruce Willis tinha vendido os seus direitos de imagem para o desenvolvimento de um "gémeo digital". Agente do ator negou. Avatar de Willis participou, em 2021, em vídeo russo.

Ao longo desta semana sugiram várias notícias na imprensa internacional que davam conta de que Bruce Willis se tinha tornado na primeira estrela de Hollywood a vender os seus direitos de imagem para o desenvolvimento de um “gémeo digital”. Mas poderá não ser bem assim.

As notícias sugeriam que o ator de 67 anos tinha permitido a uma empresa russa de deepfake (tecnologia permite colocar, digitalmente, o rosto de uma pessoa no corpo de outra, sincronizar os movimentos e até a voz) chamada Deepcake utilizar o seu rosto para criar o seu “gémeo digital” com recurso a “fragmentos de imagem” provenientes de filmes como “Die Hard” ou “O 5.º Elemento”.

De acordo com o Telegraph, foi com recurso à inteligência artificial que Bruce Willis fez parte de um anúncio publicitário em 2021 — sem nunca ter precisado de gravar em estúdio. Nas imagens do anúncio partilhadas online, a cara de Bruce Willis é usada para promover um plano de comunicações móveis de uma empresa russa. No vídeo é possível ver dois homens amarrados a uma bomba prestes a explodir — um deles o ‘avatar’ do ator. Willis foi diagnosticado com afasia e que em março decidiu abandonar a carreira no cinema.

A Deepacake promoveu o anúncio no seu site com uma citação aparentemente de Bruce Willis: “Gostei da precisão do meu personagem. É uma ótima oportunidade para voltar no tempo”.

O “gémeo digital” de Bruce Willis fez a sua ‘estreia’ em 2021. Em maio, o ator abandonou carreira no cinema e, recentemente, a imprensa internacional noticiou que Willis teria vendido os seus direitos de imagem à empresa russa para poder continuar a aparecer em filmes graças à inteligência artificial.

Ainda assim, o agente do ator veio, em declarações à BBC, este domingo negar essas alegações. Por sua vez, um representante da Deepcake disse que os artigos que davam conta da compra dos direitos de imagem eram imprecisos.

A empresa de deepfake salientou ainda que os direitos de imagem de Bruce Willis a ele pertencem. Ainda assim, a Deepcake disse que trabalhou em estreita colaboração com a equipa de Willis no anúncio publicitário e que recebeu “consentimento” para a criação de um gémeo digital.

A BBC questionou o agente de Bruce Willis sobre se o ator tinha trabalhado com a Deepcake ou se a citação de que teria gostado da “precisão” do personagem estava correta, mas não obteve qualquer resposta.

NewsItem [
pubDate=2022-10-02 15:39:19.0
, url=https://observador.pt/2022/10/02/agente-de-bruce-willis-nega-que-ator-tenha-vendido-direitos-de-imagem-a-empresa-russa/
, host=observador.pt
, wordCount=394
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_10_02_1343090759_agente-de-bruce-willis-nega-que-ator-tenha-vendido-direitos-de-imagem-a-empresa-russa
, topics=[inteligência artificial, atores, celebridades]
, sections=[]
, score=0.000000]