rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 2 out. 22:04

Irão. Raissi acusa Ocidente de manipular protestos contra o Governo

Irão. Raissi acusa Ocidente de manipular protestos contra o Governo

Para o líder iraniano, as manifestações contra o Governo – protestando pela morte de Amini - estão a ser instrumentalizados pelo Ocidente, em particular pelos Estados Unidos, para fragilizar o regime de Teerão.

O Presidente iraniano, Ebrahim Raissi, acusou este domingo os "inimigos" do Irão de "conspiração" contra o país, dizendo que falharam ao tentar manipular os protestos contra o Governo pela morte de Mahsa Maini.

"Enquanto a República Islâmica ia superando os problemas económicos, para se tornar mais ativa na região e no mundo, os inimigos entraram em jogo com a intenção de isolar o país. Mas falharam nessa conspiração", disse o líder iraniano, num comunicado.

O Irão está a ser abalado por uma vaga de protestos após a morte de Masha Amini, de 22 anos, em 16 de setembro, três dias após ter sido detida pela polícia moral por ter infringido o estrito código sobre o uso de vestuário feminino previsto nas leis da República islâmica, em particular o uso do véu.

As manifestações estão a ser reprimidas com violência pelas forças de segurança iranianas que, de acordo com várias organizações não governamentais, já mataram 92 pessoas desde meados de setembro.

A morte da jovem motivou também manifestações de protesto em muitos países, incluindo Portugal.

O Parlamento iraniano reuniu-se hoje, numa sessão à porta fechada, para discutir a onda de protestos no país, noticiou a agência oficial Irna.

NewsItem [
pubDate=2022-10-02 23:04:39.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/10/02/irao-raissi-acusa-ocidente-de-manipular-protestos-contra-o-governo/302074/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=192
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_10_02_1089925983_irao-raissi-acusa-ocidente-de-manipular-protestos-contra-o-governo
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]