rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 2 out. 19:33

Membros do Governo Trump têm documentos devidos ao arquivo dos EUA

Membros do Governo Trump têm documentos devidos ao arquivo dos EUA

Uma lei de 1978 obriga todos os presidentes norte-americanos a enviar todos os ‘e-mails’, cartas e outros documentos de trabalho para o Arquivo Nacional.

Vários membros do Governo do ex-Presidente dos EUA Donald Trump ainda não devolveram documentos que são legalmente propriedade do Estado, informou o Arquivo Nacional, numa carta divulgada pelos 'media' norte-americanos

“Embora não haja uma maneira fácil de estabelecer a rastreabilidade absoluta, sabemos que não temos tudo o que deveríamos ter”, escreveu a arquivista-chefe interina, Debra Steidel Wall, numa carta enviada à congressista Carolyn Maloney, que lidera uma comissão parlamentar de inquérito.

A carta, datada de sexta-feira, não revela os nomes dos membros da Casa Branca envolvidos neste caso, mas explica que alguns deles usaram contas de ‘e-mail’ privadas para negócios oficiais, sem encaminhar essas mensagens para os Arquivos Nacionais, como exige a lei federal dos Estados Unidos.

Wall refere que o Arquivo Nacional – que é responsável por preservar os registos oficiais do Governo — “vai consultar o Departamento de Justiça, para analisar possíveis ações legais”, de forma a poder recuperar registos que “foram removidos ilegalmente”.

A carta da arquivista foi enviada em resposta a um pedido de Maloney sobre os mais recentes desenvolvimentos no processo em que Trump é acusado de ter levado consigo documentos confidenciais, quando deixou a Casa Branca, em 2021.

Em janeiro, Donald Trump entregou 15 caixas ao Arquivo Nacional, mas, após uma primeira análise, as autoridades federais concluíram que o ex-Presidente devia manter outros documentos em sua posse, na residência de Mar-a-Lago, na Flórida.

Agentes do FBI deslocaram-se a esta residência pela primeira vez em junho, reforçando a ideia de que nem todos os documentos tinham sido apreendidos.

Em 08 de agosto, os agentes realizaram uma nova busca em Mar-a-Lago, com base num mandado de “retenção de documentos confidenciais” e alegando suspeitas de “obstrução de investigação federal”, tendo apreendido mais cerca de 30 caixas.

Donald Trump diz que está a ser perseguido politicamente e garante que os milhares de documentos apreendidos são pessoais ou já foram por si desclassificados.

NewsItem [
pubDate=2022-10-02 20:33:30.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/10/02/membros-do-governo-trump-tem-documentos-devidos-ao-arquivo-dos-eua/302065/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=306
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_10_02_1013173020_membros-do-governo-trump-tem-documentos-devidos-ao-arquivo-dos-eua
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]