observador.ptObservador - 30 set. 10:59

Como posso prevenir o cancro digestivo?

Como posso prevenir o cancro digestivo?

Uns 44,5% dos cancros estão associados a fatores de risco que podem ser evitados correspondendo a 4,45 milhões de mortes por ano. No caso dos cancros digestivos muitos desses riscos conseguimos evitar

Foi publicado recentemente na revista Lancet um artigo que avaliou a importância dos fatores potencialmente modificáveis no desenvolvimento de diferentes tipos de cancros. Os resultados são impressionantes: estima-se que 44,5% de todas as neoplasias a nível mundial estejam associadas a fatores de risco potencialmente modificáveis, correspondendo a um total de 4,45 milhões de mortes por ano e a uma perda de 105 milhões de “DALYs”, os anos de vida ajustados por incapacidade.

Os principais fatores de risco a nível global foram, como seria de esperar, o consumo de tabaco e álcool, seguidos da obesidade, que foi o motivo que mais aumentou na última década. Os cancros digestivos, em especial os chamados “big five” – cancro do esófago, estômago, fígado, pâncreas e cólon –, matam mais de 10.000 portugueses por ano.

Também para estes tumores estão identificadas causas potencialmente preveníveis que contribuem de forma muito importante para uma grande percentagem dos casos diagnosticados.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-09-30 11:59:33.0
, url=https://observador.pt/opiniao/como-posso-prevenir-o-cancro-digestivo/
, host=observador.pt
, wordCount=192
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_09_30_652933195_como-posso-prevenir-o-cancro-digestivo
, topics=[opinião, cancro]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]