observador.ptobservador.pt - 23 set. 20:17

"Se morrerem pelo país, entrarão no Reino de Deus." Patriarca de Moscovo apela a que russos "cumpram dever militar" na Ucrânia

"Se morrerem pelo país, entrarão no Reino de Deus." Patriarca de Moscovo apela a que russos "cumpram dever militar" na Ucrânia

Após Putin ter declarado a mobilização parcial, Patriarca de Moscovo apela a que russos "cumpram dever militar" e lutem "corajosamente" na Ucrânia. Quem morrer pelo país entrará "no Reino de Deus”.

O Patriarca Kirill de Moscovo, líder da Igreja Ortodoxa Russa, apelou, durante um sermão no mosteiro Zachatyevsky, a que os russos “cumpram o seu dever militar” e lutem “corajosamente” na guerra da Ucrânia.

Segundo o líder religioso, quem “morrer” pela Rússia “entrará no Reino de Deus” acompanhado da sua “glória e vida eterna”. Para o Patriarca, uma pessoa torna-se “invencível” quando para de temer a morte. “É o medo da morte que leva um guerreiro ao campo de batalha, que leva o fraco a cometer traição e coloca um irmão contra outro irmão”, disse.

“A fé torna uma pessoa muito forte, porque traslada as preocupações da vida quotidiana, das preocupações materiais para a preocupação com a alma e com a eternidade”, afirmou Patriarca Kirill, referindo que a “verdadeira fé destrói o medo da morte”.

Estas declarações surgem dois dias depois de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter decretado a mobilização parcial na Rússia, que prevê um reforço de 300 mil militares para aquilo que a Moscovo chama “operação militar especial” na Ucrânia.

Um dos principais aliados de Vladimir Putin, o Patriarca de Moscovo sempre se manifestou a favor da guerra. “Entrámos numa luta que não é apenas física, mas tem um significado metafísico”, afirmou uma semana depois da invasão.

NewsItem [
pubDate=2022-09-23 19:17:51.0
, url=https://observador.pt/2022/09/23/se-morrerem-pelo-pais-entrarao-no-reino-de-deus-patriarca-de-moscovo-apela-a-que-russos-cumpram-dever-militar-na-ucrania/
, host=observador.pt
, wordCount=206
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_09_23_812111664_-se-morrerem-pelo-pais-entrarao-no-reino-de-deus-patriarca-de-moscovo-apela-a-que-russos-cumpram-dever-militar-na-ucrania
, topics=[religião, rússia, guerra na ucrânia, moscovo, ucrânia]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]