eco.sapo.pt - 23 set. 20:35
Aeroporto: ONG ambientais “acolhem com bastante agrado” estudo de mais localizações
Aeroporto: ONG ambientais “acolhem com bastante agrado” estudo de mais localizações
Francisco Ferreira diz que é fundamental "o rigor e independência" e a "seleção de um conjunto de localizações" para o novo aeroporto.
Organizações não governamentais (ONG) ambientais afirmaram esta sexta-feira alinhar com a perspetiva do Governo de “olhar para um conjunto de localizações” para o novo aeroporto regional de Lisboa, além de Montijo, Alcochete e Santarém.
“[As ONG] acolhem com bastante agrado esta ideia, que não é nova e que tem vindo a ser a exigência principal das organizações, de realizar uma avaliação ambiental estratégica”, disse à Lusa o presidente da associação ambientalista Zero, Francisco Ferreira, que falou também em nome de outros organismos.
Francisco Ferreira observou que a avaliação estratégica já estaria concluída se tivesse começado há mais tempo. “Achamos que realmente é fundamental o rigor e independência, mas também a participação no processo de decisão que se avizinha e para nós é absolutamente crucial que (…) haja um primeiro período (…) com a seleção de um conjunto de localizações que está em linha com o que o Governo diz”, realçou o dirigente, alertando que “deve ser um processo aberto”.
De acordo com o presidente da Zero, devem ser definidos os fatores críticos da decisão e depois estudar as localizações selecionadas. “Acima de tudo alinhamos com esta perspetiva de olhar para um conjunto de localizações”, por parte do Governo, “no quadro de uma avaliação ambiental estratégica”, sublinhou.