observador.ptobservador.pt - 23 set. 18:46

Deputada Temido afastada dos temas de saúde no Parlamento, perto de Sales e com abraços calorosos das ex-colegas

Deputada Temido afastada dos temas de saúde no Parlamento, perto de Sales e com abraços calorosos das ex-colegas

A ex-ministra da Saúde vai assumir o lugar na Comissão de Assuntos Constitucionais (onde é discutida a eutanásia) e na da Transparência, mantendo-se assim afastada do setor que tutelou.

“Então, Marta?”, disse a ex-ministra da Administração Pública, Alexandra Leitão, como que a dar as boas-vindas a Marta Temido, a ex-ministra da Saúde, quando entrou na sala onde decorria a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Há alguns meses estavam ambas sentadas à mesa do Conselho de Ministros, agora partilham a mesma comissão. A deputada Temido já tem “pastas” atribuídas no arranque do Parlamento pós-férias que marca a estreia como deputada eleita pelo PS.

Para além de ter lugar na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias — simbolicamente a 1ª comissão na Assembleia da República –, Marta Temido vai também ter assento na Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, que é presidida por Alexandra Leitão. Com lugar de efetiva nestas duas comissões, Marta Temido fica afastada dos temas da saúde, embora o dossier da despenalização da eutanásia seja tratado nesta comissão. A ex-ministra não integra, no entanto, o grupo de trabalho especifico do assunto.

Marta Temido assistiu, na quarta-feira, a praticamente toda a reunião da Comissão de Direitos Constitucionais ao lado da deputada Joana Sá Pereira, mas o maior abraço que recebeu foi da ex-colega de Governo, Ana Catarina Mendes, que foi ouvida nesta comissão parlamentar. Já na fase final da audição, a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares levantou-se do lugar e foi dar um abraço a Marta Temido, procurando saber como está a correr a adaptação da ex-ministra ao lugar de deputada.

Na semana anterior, Marta Temido já se tinha sentado na sala das sessões para assistir aos plenários e participar nas votações. O pesar pela morte da rainha Isabel II fica até registado como o primeiro voto da deputada Marta Temido no arranque desta sessão legislativa.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-09-23 17:46:40.0
, url=https://observador.pt/2022/09/23/deputada-temido-afastada-dos-temas-de-saude-no-parlamento-perto-de-sales-e-com-abracos-calorosos-das-ex-colegas/
, host=observador.pt
, wordCount=326
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_09_23_251013061_deputada-temido-afastada-dos-temas-de-saude-no-parlamento-perto-de-sales-e-com-abracos-calorosos-das-ex-colegas
, topics=[ps, parlamento, política, assembleia da república]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]