observador.ptobservador.pt - 24 set. 00:06

Zelensky: “O mundo reagirá com total justiça aos referendos fictícios, que serão inequivocamente condenados”

Zelensky: “O mundo reagirá com total justiça aos referendos fictícios, que serão inequivocamente condenados”

O líder ucraniano espera a condenação "inequívoca" do mundo aos referendos de anexação à Rússia que se iniciaram em Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia.

O Presidente da Ucrânia condenou os “referendos falsos” que começaram, esta sexta-feira, a decorrer em regiões ocupadas pelas forças russas.

O mundo reagirá com total justiça aos referendos fictícios, que serão inequivocamente condenados”, garantiu Volodymyr Zelensky.

Em Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia o dia ficou marcado pelas votações para os referendos de adesão à Federação Russa. Começaram, entretanto, a surgir relatos de que a população está a ser forçada a votar.

Porque é que os referendos pró-russos na Ucrânia são “falsos”

No habitual discurso, Zelensky criticou ainda a mobilização “descontrolada” que a Rússia está a levar a cabo na Crimeia e partes da Ucrânia. “Estes não são apenas crimes contra a lei internacional e a lei ucraniana, mas são crimes contra pessoas específicas, contra a nação.”

O líder ucraniano deixou um pedido à população destes territórios: “salvem-se e ajudem a enfraquecer e a destruir os invasores”, fugindo da mobilização russa por quaisquer meios, evitando as convocatórias e procurando chegar ao território “livre”.

No entanto, a todos os ucranianos que se vejam nas fileiras russas, Zelensky deixou um apelo diferente. Pediu sabotagens, informações sobre as operações russas e, à primeira oportunidade, que tentem mudar de posição.

Na mais recente atualização Zelensky revelou que como resultado da contraofensiva as forças ucranianas recuperaram, desde o início de setembro, cerca de nove quilómetros quadrados de território.

A lista de armas da Ucrânia aos EUA, um plano arriscado e o batalhão russo inexperiente: os bastidores da contraofensiva em Kharkiv

NewsItem [
pubDate=2022-09-23 23:06:05.0
, url=https://observador.pt/2022/09/24/zelensky-o-mundo-reagira-com-total-justica-aos-referendos-ficticios-que-serao-inequivocamente-condenados/
, host=observador.pt
, wordCount=239
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_09_23_1803726852_zelensky-o-mundo-reagira-com-total-justica-aos-referendos-ficticios-que-serao-inequivocamente-condenados
, topics=[guerra na ucrânia]
, sections=[]
, score=0.000000]