observador.ptobservador.pt - 23 set. 22:42

Uma gota de água num asteróide? Sonda japonesa encontrou vestígios na poeira de um asteróide

Uma gota de água num asteróide? Sonda japonesa encontrou vestígios na poeira de um asteróide

Hayabuso-2 foi lançada em 2014 e regressou à órbita da Terra em 2020. Agora, as mais recentes descobertas revelam que havia uma gota de água na poeira do asteróide Ryugu.

A história começa há 8 anos. Em 2014, o Japão enviou para o espaço a sonda Hayabuso-2. O objetivo? Estudar o asteróide Ryugu. O plano cumpriu-se, a recolha de amostras foi feita e, há dois anos, a sonda espacial voltou a entrar na órbita da Terra. Nesse momento, foi lançada uma cápsula com as amostras recolhidas no Ryugu e que têm sido objeto de análise e estudo ao longo dos anos.

Agora, a mais recente investigação, publicada na revista Science, revela um dado surpreendente: havia uma gota de água nas 5,4 gramas de pedras e poeira recolhidas do asteróide.

“Esta gota de água tem um grande significado.” Tomoki Nakamura, o cientista principal, não escondeu a sua satisfação com a descoberta durante a conferência de imprensa. Para o investigador da Universidade de Tóquio esta gota de água pode mudar a forma como se olha para a origem da vida. “Muitos cientistas acreditam que a água foi trazida do espaço sideral, mas descobrimos água em Ryugu, um asteróide perto da Terra, pela primeira vez.”

A gota, explicou Nakamura, “era água carbonatada que continha sal e matéria orgânica”. Este é um ponto a favor daqueles que defendem a hipótese de que, durante colisões, asteróides podem ter trazido água para a Terra, com sal e matéria orgânica, acrescentou o cientista que lidera uma equipa de 150 pessoas de várias nacionalidades.

“Descobrimos evidências de que isso pode estar diretamente ligado, por exemplo, à origem dos oceanos ou à matéria orgânica na Terra”, concluiu Nakamura.

Segundo escreve Nikkei Asia, a gota de água foi descoberta num entalhe de cristal de sulfato de ferro e tem uma idade estimada de 4,6 mil milhões de anos. As amostra de Ryugu vão continuar a ser estudadas.

NewsItem [
pubDate=2022-09-23 21:42:59.0
, url=https://observador.pt/2022/09/23/uma-gota-de-agua-num-asteroide-sonda-japonesa-encontrou-vestigios-na-poeira-de-um-asteroide/
, host=observador.pt
, wordCount=282
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_09_23_1264856242_uma-gota-de-agua-num-asteroide-sonda-japonesa-encontrou-vestigios-na-poeira-de-um-asteroide
, topics=[espaço]
, sections=[]
, score=0.000000]