publico.pt - 22 set. 20:55
Uma viagem no tempo para ver como era Matosinhos há 25 anos
Uma viagem no tempo para ver como era Matosinhos há 25 anos
Como era Matosinhos em tempos idos? Como vemos a cidade agora? As paisagens urbana e industrial captadas por Gabriele Basilico no projecto Uma Cidade Assim, de 1996, são retratadas no tempo presente.
A Rua Brito Capelo e a Heróis de França, a Rua do Godinho e a Capela da Boa Nova. Matosinhos em 1996 — ano em que Gabriele Basilico, Larry Fink, Bruno Sequeira e Augusto Alves da Silva recolheram diferentes perspectivas e publicaram Uma Cidade Assim, projecto que incluía desenhos de Álvaro Siza — e Matosinhos hoje. Matosinhos, Lugar e Memória é tão simplesmente uma selecção das fotografias de Gabriele Basilico, arquitecto e fotógrafo italiano, colocada em diálogo com apontamentos da paisagem urbana e industrial do presente.
Um quarto de século depois, o MuMMa, Museu da Memória de Matosinhos, que completou um ano em Agosto, propõe uma viagem pelas memórias de outra cidade, "marcadamente industrial e piscatória", que é a mesma cidade, hoje "mais cosmopolita e empreendedora".
"Como era em tempos idos? Como vemos a cidade agora?" Recorrendo a uma selecção de fotografias da autoria de Gabriele Basilico, pertencente ao acervo da Câmara Municipal de Matosinhos, a exposição contrapõe esses mesmos registos separados por mais de 25 anos.
"Neste contraponto é possível ver e sentir a cidade: a sua evolução, a resposta que foi dando aos novos desafios civilizacionais e às crescentes necessidades da sua população. E porque são as memórias que constroem o que somos, que moldam a nossa visão e constroem a nossa identidade, também Matosinhos se reconstrói e reencontra nesta exposição e neste museu", pode ler-se no catálogo da exposição, que pode ser vista até ao fim do ano (a entrada no MuMMa custa um euro).