observador.ptobservador.pt - 22 set. 22:16

Câmara de Loures alvo de ciberataque "malicioso e deliberado"

Câmara de Loures alvo de ciberataque "malicioso e deliberado"

Em comunicado a autarquia do distrito de Lisboa diz que "está a desenvolver todos os esforços" para "restabelecer a normalidade do sistema e dos serviços informáticos".

A Câmara Municipal de Loures foi esta quinta-feira alvo de um ataque informático “malicioso e deliberado” que teve como objetivo “provocar perturbações no sistema e serviços informáticos”, informou o município.

O ciberataque foi detetado pelo sistema de segurança, tendo a Câmara Municipal desencadeado prontamente um conjunto de ações no sentido de conter e mitigar os efeitos do ato criminoso”, informou a autarquia do distrito de Lisboa em comunicado.

A Câmara de Loures “reportou o ciberataque” à Polícia Judiciária e ao Centro Nacional de Segurança, indicou o município liderado por Ricardo Leão (PS), e “está a desenvolver todos os esforços” para “restabelecer a normalidade do sistema e dos serviços informáticos”.

O restabelecimento dos serviços “deverá acontecer muito em breve”, indicou ainda a autarquia, sem especificar que serviços foram afetados ou se foram expostos quaisquer dados dos munícipes ou da própria Câmara Municipal.

NewsItem [
pubDate=2022-09-22 21:16:34.0
, url=https://observador.pt/2022/09/22/camara-de-loures-alvo-de-ciberataque-malicioso-e-deliberado/
, host=observador.pt
, wordCount=139
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_09_22_1002853375_camara-de-loures-alvo-de-ciberataque-malicioso-e-deliberado
, topics=[loures, tecnologia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]