observador.ptobservador.pt - 18 ago. 21:33

Novo diretor da Polícia Judiciária do Porto quer mais celeridade na conclusão das investigações

Novo diretor da Polícia Judiciária do Porto quer mais celeridade na conclusão das investigações

Pedro Machado quer mais celeridade nos processos, especialmente nos tradicionalmente complexos "como corrupção e criminalidade" além de esperar "num futuro próximo" ver os quadros aumentarem.

O novo diretor da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ), Pedro Machado, assumiu esta quinta-feira, na sua tomada de posse, que irá focar-se em concluir as investigações em menos tempo.

“Vamos procurar em todas as áreas da competência da Polícia Judiciária dar uma resposta, tanto quanto possível, mais célere. E esse será o ponto onde procurarei, sobretudo, focar-me, ou seja, em menos tempo, concluir as investigações, sobretudo naquelas áreas tradicionalmente mais complexas, nomeadamente corrupção e criminalidade económico-financeira”, disse.

Para isso, Pedro Machado espera ver os meios humanos reforçados num “futuro próximo”, lembrando que a Diretoria do Norte da PJ engloba as unidades do Porto, Braga e Vila Real.

Polícia Judiciária planeia ter 1.800 inspetores nos quadros nos próximos dois anos

O novo diretor acredita que o reforço de meios será progressivo e proporcional à dimensão e volume de processos da Diretoria do Norte.

Quanto a desafios, Pedro Machado apontou o combate à criminalidade económico-financeira e informática, lembrando que a “complexidade e sofisticação” deste tipo de crimes obriga esta força policial a “aperfeiçoar e atualizar” domínios técnicos, jurídicos e metodologias de investigação, assim como novas tecnologias de recolha de provas.

Já sobre criminalidade violenta e grave, apesar de merecer preocupação e atenção, o novo diretor da PJ recordou que atualmente esta é “praticamente residual” na região Norte.

“Não temos a quantidade de investigações, participações, nem sequer grupos organizados que existiam no passado”, frisou.

Pedro Machado recordou que, entre 2006 e 2012, foram desmantelados na região inúmeros grupos criminosos “muito violentos”, algo que não acontece hoje.

O que existe, sublinhou, é “ocasionalmente uma ou outra ocorrência violenta“.

Pedro Machado, de 57 anos, natural do Porto, era, desde março de 2008, subdiretor desta Diretoria, depois de ter dirigido o Departamento de Investigação Criminal de Braga.

Além de Pedro Machado tomou também hoje posse Helena Monteiro como subdiretora da Diretoria do Norte.

No final da tomada de posse, o diretor nacional da PJ, Luís Neves, afirmou aos jornalistas estarem reunidas as condições para esta força policial “voltar a ser feliz“, referindo-se à integração de mais inspetores, aquisição de novos equipamentos e melhoria das instalações.

“Estamos num momento diferente”, sublinhou.

Luís Neves assumiu estar “positivamente expectante” porque acredita que as coisas vão acontecer e melhorar, frisando que a PJ não pode continuar a ter um parque automóvel com 20 anos ou instalações degradadas.

NewsItem [
pubDate=2022-08-18 22:33:51.0
, url=https://observador.pt/2022/08/18/novo-diretor-da-policia-judiciaria-do-porto-quer-mais-celeridade-na-conclusao-das-investigacoes/
, host=observador.pt
, wordCount=383
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_08_18_703170229_novo-diretor-da-policia-judiciaria-do-porto-quer-mais-celeridade-na-conclusao-das-investigacoes
, topics=[polícia judiciária]
, sections=[]
, score=0.000000]