observador.ptobservador.pt - 18 ago. 19:54

Cuidador detido em Lisboa por furtar dinheiro de contas bancárias de idosos

Cuidador detido em Lisboa por furtar dinheiro de contas bancárias de idosos

Um homem foi detido por furtar 430 euros da conta bancária de uma idosa de 85 anos de quem começara a cuidar recentemente. O homem já teria cometido crimes semelhantes enquanto cuidava de outro idoso.

Um homem foi detido em Marvila, Lisboa, na sexta-feira, por levantar todo o dinheiro para as despesas mensais de uma idosa de quem começara a cuidar recentemente, depois de lhe furtar o cartão bancário, revelou esta quinta-feira a PSP.

Numa nota, a PSP informou que o suspeito, com 32 anos e a viver em Portugal apenas desde maio, já teria cometido crimes semelhantes enquanto cuidava de outro idoso.

Segundo a PSP, o homem iniciou funções como cuidador na residência de uma idosa de 85 anos e da sua filha, uma mulher de 50 anos de idade com incapacidade por doença.

O arguido, após acompanhar a idosa às compras, de forma astuciosa ficou a conhecer o PIN do cartão. Ainda nesse dia, momentos antes de abandonar a residência, furtou o cartão MB da lesada e dirigiu-se ao multibanco onde procedeu a dois levantamentos de 200 euros, cada. Após a meia-noite, voltou ao multibanco procedendo ao levantamento de 30 euros, deixando na conta da lesada apenas 18 cêntimos”, explicou.

A vítima, que ficou sem todo o dinheiro que teria disponível para os gastos diários e medicação da filha até receber a próxima pensão, apresentou queixa na polícia, a quem revelou suspeitar do recente cuidador da família.

Durante uma busca domiciliária ao suspeito foi encontrado o cartão MB e, escondidos entre o calçado, os 430 euros levantados, que foram devolvidos à proprietária.

Na continuidade da pesquisa e análise de informação foi possível verificar que o suspeito, apesar do pouco tempo a residir em Portugal, já teria efetivado crimes semelhantes enquanto cuidador de um outro idoso”, sublinhou a PSP.

O homem, detido através de mandado de detenção fora de flagrante delito, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo ficado em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa.

NewsItem [
pubDate=2022-08-18 20:54:15.0
, url=https://observador.pt/2022/08/18/cuidador-detido-em-lisboa-por-furtar-dinheiro-de-contas-bancarias-de-idosos/
, host=observador.pt
, wordCount=287
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_08_18_1360473565_cuidador-detido-em-lisboa-por-furtar-dinheiro-de-contas-bancarias-de-idosos
, topics=[terceira idade, sociedade, crime, furto, psp]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]