observador.ptobservador.pt - 6 ago. 10:51

Como “Duarte & Cª.” educou uma geração

Como “Duarte & Cª.” educou uma geração

Duarte, Tó e Joaninha e um conjunto de vilões com os nomes mais exemplares alimentaram a imaginação de uma geração que cresceu com “Duarte & Cª.”. As primeiras duas temporadas chegaram à RTP Arquivos.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Num tempo de dois canais, quando o “screen time” ainda não existia, a programação infantil tinha um tempo limitado e a oferta – e crescimento – dos videoclubes expandia um universo de filmes de ação, crime, aventura e fantasia, “Duarte & Cª.” existiu com a fórmula certa, influenciando quem apanhou a transmissão original, nos 1980s, e outra miudagem que apanhou a transmissão da série na década seguinte. Porquê? Fórmula certa, mas não secreta, associada àquela bela ingenuidade de quem queria fazer coisas, mas não tinha meios para as fazer. A série que vive bem na memória de quem hoje tem mais de 35 anos está a chegar aos poucos ao RTP Arquivos. Por agora, duas das cinco temporadas já estão disponíveis.

Criação de Rogério Ceitil, que na década anterior tinha sido responsável por “Zé Gato”, “Duarte & Cª.” foi a sua tentativa de replicar em Portugal uma certa narrativa da ficção dos filmes de ação norte-americanos que iam chegando cá. Misturava ainda humor e aquele tipo de investigação expectável, sem maravilhamento, mas com uma dose bastante satisfatória de entretenimento. Mesmo quando se era criança e se viu “Duarte & Cª.” pela primeira vez, ainda com a ausência do conceito kitsch na cabeça, ou a terrível ideia do “tão mau que é bom”, uma coisa era constantemente transparente, mesmo que o cérebro fosse pequeno para processar essa informação: quem fazia a série estava muito consciente das suas limitações.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-08-06 09:51:30.0
, url=https://observador.pt/2022/08/06/como-duarte-ca-educou-uma-geracao/
, host=observador.pt
, wordCount=291
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_08_06_882139501_como-duarte-c-educou-uma-geracao
, topics=[nostalgia, séries]
, sections=[]
, score=0.000000]