eco.sapo.pteco.sapo.pt - 6 ago. 14:04

Moody’s baixa perspetiva da Itália de “estável” para “negativa”

Moody’s baixa perspetiva da Itália de “estável” para “negativa”

Agência mantém rating mas corta outlook de Itália. Cenário político interno e impacto da guerra na Ucrânia são principais riscos.

A agência de notação financeira Moody’s cortou a perspetiva da Itália de “estável” para “negativa” esta sexta-feira, semanas depois que da renúncia do primeiro-ministro Mario Draghi ter abalado o cenário político do país. Além disso, impacto económico da guerra na Ucrânia continua também a ser um risco.

A Moody’s “mudou hoje a perspetiva do governo da Itália para negativa de estável” e reafirmou os ratings de emissor de longo prazo em moeda local e estrangeira em Baa3, lê-se no comunicado da agência.

“Embora o crescimento e os desenvolvimentos fiscais tenham apresentado surpresas positivas em 2021 e no início de 2022, os riscos para o perfil de crédito da Itália têm vido a acumular-se mais recentemente devido ao impacto económico da invasão da Ucrânia pela Rússia e desenvolvimentos políticos internos”, explica a Moody’s.

A agência de rating identifica três riscos principais em Itália. O primeiro são maiores riscos de que o “ambiente político impeça a implementação de reformas estruturais”, incluindo aquelas contidas no Plano de Recuperação e Resiliência da Itália. Por outro lado, existe também o crescimento do risco de que os “desafios do fornecimento de energia enfraqueçam as perspetivas económicas”.

Finalmente, a Moody’s salienta os “riscos de que a força fiscal da Itália seja ainda mais enfraquecida pelo crescimento lento, custos de financiamento mais altos e disciplina fiscal potencialmente mais fraca”.

NewsItem [
pubDate=2022-08-06 13:04:52.0
, url=https://eco.sapo.pt/2022/08/06/moodys-baixa-perspetiva-da-italia-de-estavel-para-negativa/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=218
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_08_06_662671504_moody-s-baixa-perspetiva-da-italia-de-estavel-para-negativa
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]