observador.pt - 6 ago. 16:15
Archie não é caso único. "Blackout Challenge" já fez outras vítimas, dos EUA a Itália
Archie não é caso único. "Blackout Challenge" já fez outras vítimas, dos EUA a Itália
"Desafio" consta em vídeos do Tik Tok, mas é anterior à rede social — os EUA identificaram o primeiro caso em 1995. Família da Pensilvânia já processou rede social.
Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.
Uma família nos EUA está a processar o Tik Tok depois de a filha de 10 anos ter morrido na sequência do que os pais acreditam ter sido um “desafio” que circula naquela rede social — em que os utilizadores sustêm a respiração para impedir a entrada de oxigénio (recorrendo a uma corda, um cinco ou outro meio, por exemplo) até perder os sentidos. Chama-se “Blackout Challenge” e poderá ter sido o mesmo “desafio” que matou Archie Battersbee, crê a família. Nos últimos anos, já se contam por uma mão os casos de crianças que terão morrido sufocadas de forma semelhante.
A família de Archie Battersbee coloca no “Blackout Challenge” (blackout pode significar desmaio) a causa da morte da criança. A falta de oxigénio no cérebro terá causado a Archie danos cerebrais que os médicos acreditavam ser irreversíveis.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.