observador.ptobservador.pt - 6 ago. 19:52

As amigas virtuais e os ataques que inspiraram João a planear um atentado terrorista na Faculdade de Ciências

As amigas virtuais e os ataques que inspiraram João a planear um atentado terrorista na Faculdade de Ciências

PJ descobriu que João mantinha contactos regulares com duas amigas virtuais. A uma delas contou que iria fazer um ataque. Ela pensou que fosse "bluff". O estudante ficou feliz por ter sido detido.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Três anos antes de entrar na Faculdade de Ciências, em Lisboa, já João cultivava aquilo que agora diz ser uma “obsessão” que tomou conta dele: devorava imagens, vídeos e informações sobre jovens assassinos que cometiam massacres em escolas e locais públicos e se suicidavam de seguida. Tinha 14 ou 15 anos, não se lembra bem, quando mergulhou no caso de Randy Stair, o rapaz de 24 anos que em 2017 matou três colegas de trabalho num supermercado e se suicidou. A partir daí começou a procurar informação de vários homicídios em massa ao mesmo tempo que começou a pensar replicá-los. Só não o fez, em fevereiro de 2022, porque a Polícia Judiciária o deteve antes, quando descobriu o seu plano a partir de um alerta do FBI.

Quando foi detido no quarto arrendado em Lisboa, João não ofereceu resistência, mas manteve-se em silêncio. Os psicólogos que o seguiram depois admitem que, no último trimestre de 2021, estivesse deprimido. E era isso que ele sentia, como viria a relatar mais tarde. Foi por essa altura que este estudante de Engenharia Informática deixou a aldeia na Batalha, em Leiria, onde cresceu, para estudar na capital.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-08-06 18:52:50.0
, url=https://observador.pt/especiais/as-amigas-virtuais-e-os-ataques-que-inspiraram-joao-a-planear-um-atentado-terrorista-na-faculdade-de-ciencias/
, host=observador.pt
, wordCount=246
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_08_06_43042335_as-amigas-virtuais-e-os-ataques-que-inspiraram-joao-a-planear-um-atentado-terrorista-na-faculdade-de-ciencias
, topics=[ensino superior, terrorismo, crime, tribunais]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]