observador.ptobservador.pt - 6 ago. 14:42

Como a inflação e a guerra estão a obrigar as tecnológicas a pôr o pé no travão

Como a inflação e a guerra estão a obrigar as tecnológicas a pôr o pé no travão

Algumas foram estrelas de crescimento na pandemia, mas agora o retrato é diferente. As receitas crescem de forma mais modesta e são já feitos avisos sobre a possibilidade de turbulência nos negócios.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

De um trimestre para o outro, a situação económica global degradou-se – e as empresas do setor tecnológico não estão a escapar a este cenário. Se nas apresentações de resultados do primeiro trimestre, feitas em abril, vários CEO e diretores financeiros deixavam já avisos sobre as consequências da inflação em máximos de décadas e da guerra da Ucrânia, as contas do segundo trimestre vincaram ainda mais esses dois temas.

Entre as “big tech”, grupo das tecnológicas mais valiosas composto pela Amazon, Apple, Meta (ex-Facebook) e pela Alphabet, a dona da Google, saltou à vista o segundo trimestre consecutivo de prejuízos da Amazon e a primeira vez em que a Meta viu as receitas trimestrais recuar na comparação homóloga. Mas não foram as únicas, já que também a Intel e a Snap notaram os desafios trazidos pelo contexto macroeconómico.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-08-06 13:42:14.0
, url=https://observador.pt/especiais/como-a-inflacao-e-a-guerra-estao-a-obrigar-as-tecnologicas-a-por-o-pe-no-travao/
, host=observador.pt
, wordCount=192
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_08_06_1857984643_como-a-inflacao-e-a-guerra-estao-a-obrigar-as-tecnologicas-a-por-o-pe-no-travao
, topics=[amazon, apple, tecnologia, redes sociais, spotify, facebook, empresas, google]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]