www.jn.ptjn.pt - 6 ago. 16:51

Festival Escritaria vai ser dedicado a Ana Luísa Amaral

Festival Escritaria vai ser dedicado a Ana Luísa Amaral

Organização do evento literário, a realizar em outubro, anunciou este sábado a homenagem à poetisa que morreu ontem, aos 66 anos.

O festival Escritaria, que acontece em Penafiel entre 16 e 23 de outubro, vai ser dedicado à poetisa Ana Luísa Amaral, que já aceitara ser a figura destacada do certame, segundo a Câmara Municipal penafidelense. "Ana Luísa Amaral aceitou ser homenageada na Escritaria em Penafiel, sendo que a organização decidiu manter o evento em torno da sua vida e obra", lê-se, num comunicado enviado às redações, assinado pelo presidente Antonino de Sousa.

"É uma triste noticia para todos nós. Ana Luisa Amaral tem uma obra singular, prestou um serviço de excelência à língua e à literatura Portuguesa. Penafiel convidou-a há vários meses para ser homenageada na Escritaria de 2022, que a autora prontamente aceitou, pelo que manteremos a homenagem como previsto em torno da sua vida e obra", declarou o autarca. O município promotor daquele festival literário informou que "oportunamente serão divulgados os pormenores da programação do Festival literário que todos os anos homenageia um escritor de língua portuguesa, que desta vez será realizado a título póstumo".

Pela Escritaria, já passaram grandes nomes da literatura, como Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário Zambujal e Germano Almeida. Este ano, realizar-se-à a sua 15ª edição.

NewsItem [
pubDate=2022-08-06 15:51:00.0
, url=https://www.jn.pt/artes/festival-escritaria-vai-ser-dedicado-a-ana-luisa-amaral-15075562.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=213
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_08_06_1630078873_festival-escritaria-vai-ser-dedicado-a-ana-luisa-amaral
, topics=[artes]
, sections=[vida]
, score=0.000000]