observador.ptobservador.pt - 5 ago. 22:57

Combate ao terrorismo e compra de gás natural aproximam Erdoğan e Putin em Sochi — Ucrânia ficou em segundo plano

Combate ao terrorismo e compra de gás natural aproximam Erdoğan e Putin em Sochi — Ucrânia ficou em segundo plano

O Presidente russo e o homólogo turco encontraram-se em Sochi, elogiando-se e mostrando vontade de cooperarem. Erdoğan concordou em comprar gás em rublos, Putin concedeu na questão do terrorismo.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Havia quem acreditasse que o Presidente russo ia deixar o homólogo turco à sua espera esta sexta-feira, antes do início do encontro em Sochi — seria uma forma de vingar o atraso de dois minutos no último encontro em Teerão. Mas o cenário foi muito diferente. Vladimir Putin recebeu a comitiva turca e cumprimentou pessoalmente Recep Tayyip Erdoğan. A cordialidade não se ficou por aqui. Nos oito minutos que foram transmitidos em direto pelas televisões, o chefe de Estado russo elogiou o “envolvimento pessoal” do Presidente turco em providenciar uma solução para os cereais retidos na Ucrânia.

Erdoğan respondeu na mesma moeda. Recebido em Sochi com grande circunstância, o Presidente turco mostrava “gratidão”. “Obrigado. Estou encantado que nos tenhamos encontrado outra vez tão cedo após o nosso encontro em Teerão”, disse a Putin perante as câmaras, ciente da importância destas palavras. “O mundo tem os olhos postos em Sochi”, afirmou ainda, antevendo que as “melhores respostas” seriam dadas no encontro à porta fechada após aqueles primeiros minutos que mais pareciam ter sido encenados.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-08-05 21:57:38.0
, url=https://observador.pt/especiais/combate-ao-terrorismo-e-compra-de-gas-natural-aproximam-erdogan-e-putin-em-sochi-ucrania-ficou-em-segundo-plano/
, host=observador.pt
, wordCount=227
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_08_05_908286401_combate-ao-terrorismo-e-compra-de-gas-natural-aproximam-erdogan-e-putin-em-sochi-ucrania-ficou-em-segundo-plano
, topics=[guerra na ucrânia, turquia, ucrânia]
, sections=[]
, score=0.000000]