visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 5 ago. 22:25

Visão | Putin e Erdogan fazem acordo para reforçar a cooperação económica e energética

Visão | Putin e Erdogan fazem acordo para reforçar a cooperação económica e energética

O Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, decidiram hoje reforçar a cooperação energética e económica, após um encontro em Sochi, na Rússia, nas margens do Mar Negro

“Graças à sua participação direta e à mediação o secretariado da ONU, o problema da entrega de cereais ucranianos a partir de portos do Mar Negro foi resolvido. Gostaria de lhe agradecer por isso”, disse Putin, que destacou também o papel de Ancara no trânsito de gás russo para a Europa através do oleoduto TurkStream.

No final da reunião, os dois presidentes concordaram que as entregas de gás russo à Turquia seriam “parcialmente pagas em rublos”, adiantou o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, saudando uma “nova etapa e novas oportunidades”.

Há meses que a Rússia procura impor a sua moeda em transações internacionais, em vez do euro e o dólar, no meio de sanções económicas ocidentais sem precedentes contra Moscovo devido á ofensiva militar russa na Ucrânia.

ANP // RBF

NewsItem [
pubDate=2022-08-05 21:25:02.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2022-08-05-putin-e-erdogan-fazem-acordo-para-reforcar-a-cooperacao-economica-e-energetica/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=126
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_08_05_1512164809_visao-putin-e-erdogan-fazem-acordo-para-reforcar-a-cooperacao-economica-e-energetica
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]