observador.ptObservador - 5 ago. 00:16

Pénis de senhora

Pénis de senhora

A divisão e a fragmentação que esta esquerda está a criar acabará por causar danos irreparáveis às mulheres, aos homossexuais, aos transgénero. Sobre o que fará à democracia não restam dúvidas.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Estava a ler o Expresso Diário, ainda há pouco, quando vi a notícia – tenho dúvidas de que seja uma notícia, mas assim mesmo… «Demi Lovato voltou a usar os pronomes ela/dela: tenho-me sentido mais feminina outra vez», terá dito a cantora num podcast ao qual deu uma entrevista. Depois de, em 2021, se ter assumido como não binária e ter passado a usar os pronomes elu/delu, Demi Lovato, agora, não os substituiu, mas acrescentou os supra-citados ela/dela. E não sempre.  Nem para sempre. Fluidamente, logo, sem carácter permanente.

A minha pergunta é: o que é, então, «sentir-se feminina»? �� sentir-se conforme à construção social beauvoiriana? Ou será, ainda que de forma intermitente, no caso de Lovato, identificar-se com o sexo com que nasceu? Ou será uma estética onde os constructos da feminilidade de séculos se condensam em estereótipos como o uso de maquilhagem e saltos altos? Ou terá a cantora passado a acreditar num cérebro feminino? Ou sentir-se-á obrigada à submissão, e por isso feminina, debaixo do peso das estruturas sociais do patriarcado? Não sei de que feminilidade fala Lovato. Nem sei o que é uma mulher, para Lovato, como para qualquer outra pessoa para quem ser mulher é definido pelo «conhecimento interno de ser mulher», num dado momento ou permanentemente.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-08-04 23:16:30.0
, url=https://observador.pt/opiniao/penis-de-senhora/
, host=observador.pt
, wordCount=274
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_08_04_318786234_penis-de-senhora
, topics=[opinião, identidade de género]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]