tek.sapo.pttek.sapo.pt - 5 jul. 13:03

Asus revela o seu novo smartphone de gaming ROG Phone 6 com chip Snapdragon 8+ Gen 1

Asus revela o seu novo smartphone de gaming ROG Phone 6 com chip Snapdragon 8+ Gen 1

A Asus já tinha levantado a ponta do véu do seu novo smartphone de gaming, alimentado pelo processador Snapdragon 8+ Gen 1. ...

O objetivo é o mesmo: aumentar a performance nos videojogos, mas ao mesmo tempo poupar energia no consumo da bateria, e tanto quanto possível reduzir o aquecimento. Esta era a dica que a Asus já tinha deixado anteriormente para o seu ROG Phone 6, a linha de smartphones direcionado ao gaming, que agora foi atualizado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1. A fabricante marcou hoje na agenda a revelação de todos os detalhes, seguindo-se à Xiaomi, que ontem foi a primeira a confirmar o novo chip da Qualcomm.

A Asus disse anteriormente que o novo sistema oferece diversos recursos do Snapdragon Elite Gaming, recorrendo ao GPU Adreno da Qualcomm. A marca destaca um aumento de 50% no desempenho e mais 50% de eficiência energética. A Asus diz que o novo CPU melhora o desempenho de 15% em comparação ao anterior Snapdragon 888 que alimentou o anterior ROG Phone 5. Além disso, vai permitir prolongar até mais 70 minutos de jogo ou ouvir música por mais 14,5 horas.

Tal como as mais recentes apresentações, a Asus utiliza um cenário de metaverso, e SY HSU, o CO-CEO da Asus diz que representa o pináculo da experiência de gaming, confirmando o novo processador. A Asus diz que o novo processador foi desenhado para elevar o gameplay de jogadores profissionais a um novo patamar. Promete uma performance do GPU Adreno em 50% face ao anterior 888. Os developers ganham novas ferramentas para introduzir nos jogos. E os gamers ganham acesso a novas experiências, conetividade total para jogos multijogador e ainda recursos oferecidos pelo cloud gaming.

Veja na galeria as imagens do smartphone:

A Asus tem assim dois modelos, a versão standard e Pro, num design que promete ser sofisticado e bem construído. É ergonómico de o utilizar nas mãos, sobretudo quando pegado na horizontal para jogar. Na traseira tem LEDs luminosos, como é habitual nos modelos da marca. A performance é o aspeto mais importante do equipamento e isso é garantido pelo novo chip Snapdragon 8+ Gen 1, prometendo menor latência, suportando a nova configuração de memórias de 18 GB LPDRAM. Não faltaram os números e 1.126.983 pontos no benchmark da AnTuTu, prometeu a empresa. 

A componente térmica é outro aspeto importante, aquele que a empresa diz ser o desafio mais difícil de ultrapassar, a forma de baixar a temperatura dos equipamentos, enquanto se puxa pelo equipamento ao máximo. Considera que os smartphones ainda não apanharam as consolas ou PC, mas começam a precisar de uma atenção redobrada, uma vez que hardware mais poderoso não chega. A empresa diz que precisou pensar fora da caixa com o seu Gamecool 6. Deve ser considerado o tempo de jogo, incluindo várias horas, e aqui está o desafio.

O seu novo sistema oferece uma nova estrutura térmica, com o objetivo de puxar o calor dos componentes vitais, como o CPU e memórias. Foi usado um composto usado em aviões e automóveis elétricos no interior do equipamento, projetado para durar vários anos e capaz de absorver até 10º graus de calor adicionais. O segundo desafio é espalhar o calor pelo equipamento, até que seja dissipado. Foi aumentado e 30% a câmara de vapor, para que passe por todos os recantos do equipamento.

A Asus promete manter os números de FPS, durante muito tempo, sem que o equipamento entre em aquecimento. Ainda assim, a Asus admite que não há milagres e que jogar mais do que meia hora vai significar subidas de temperatura, mas promete manter o mais frio possível. Para tal, há um novo periférico, o Aeroactive Coller 6, um equipamento que se encaixa no exterior do smartphone para ajudar a arrefecer o smartphone, desta forma permite descer até 25º o calor da traseira do smartphone.

(em atualização)

NewsItem [
pubDate=2022-07-05 12:03:52.0
, url=https://tek.sapo.pt/artigos/asus-revela-o-seu-novo-smartphone-de-gaming-rog-phone-6-com-chip-snapdragon-8-gen-1
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=616
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_05_483706292_asus-revela-o-seu-novo-smartphone-de-gaming-rog-phone-6-com-chip-snapdragon-8-gen-1
, topics=[rog phone 6, tecnologia, gaming, mobile, rog, asus]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]