www.publico.ptpublico.pt - 5 jul. 13:44

UTAD cria “vigilante florestal” para detecção atempada de fogos

UTAD cria “vigilante florestal” para detecção atempada de fogos

Uma rede de sensores colocados em locais estratégicos e de maior risco de incêndio podem ajudar a detectar atempadamente uma ignição, mobilizando mais rapidamente os meios de combate.

Um novo “vigilante florestal.” Um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desenvolveu um sistema de sensores de temperatura e humidade que visam a detecção precoce de incêndios florestais e a mais rápida mobilização de meios.

O dispositivo criado por António Valente, investigador e professor da UTAD, pretende “antecipar alertas de ignições nas florestas” e tornar-se um “instrumento valioso na prevenção e combate dos fogos florestais”. É um “novo vigilante florestal”, concebido como “um pequeno aparelho, do tamanho de um telemóvel.”

Segundo explica o investigador, o dispositivo tem uma rede de sensores de temperatura, humidade, pressão atmosférica e de dióxido de carbono (CO2) que poderão ser colocados em locais estratégicos, como zonas de maior risco de incêndio.

A transmissão de dados é realizada através de uma rede sem fios, designada de “LoRaWAN”, em vez da rede de telecomunicações normal, já que esta nova rede permite transmitir os dados a uma distância de cerca de sete quilómetros. António Valente desenvolveu os “nós autónomos de sensorização”, isto é, explica, “os módulos de hardware” que contêm os sensores e que transmitem os dados através daquela rede sem fios.

O investigador refere que os dados são enviados para um sistema central e, assim, ao ser detectado precocemente um foco de incêndio, podem ser mobilizados mais cedo os meios de combate e minimizar os seus danos.

Tratam-se, frisa, de “sensores de baixo custo e, essencialmente, fáceis de instalar e manter”, podendo ser utilizados para medir diversos parâmetros ambientais, tais como “temperatura do solo e do ar, velocidade, rajada e direcção do vento, teor de água no solo, tensão da água e condutividade eléctrica, radiação solar, precipitação, pressão atmosférica e contagem de relâmpagos”.

Para além do uso na detecção de incêndios, este dispositivo pode também ser usado na agricultura, alertando, por exemplo, para a necessidade de rega. “A agricultura inteligente em geral, mas principalmente quando os campos agrícolas são muito heterogéneos, como é o caso da região demarcada do Douro, requer um grande número de sensores para obter um controlo efectivo e, assim, aumentar a produtividade”, diz António Valente.

O projecto encontra-se em fase experimental de aplicação simulada em “territórios estratégicos” e os resultados devem ser divulgados em breve.

NewsItem [
pubDate=2022-07-05 14:44:12.0
, url=https://www.publico.pt/2022/07/05/ciencia/noticia/utad-cria-vigilante-florestal-deteccao-atempada-fogos-2012474
, host=www.publico.pt
, wordCount=363
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_05_1612802667_utad-cria-vigilante-florestal-para-deteccao-atempada-de-fogos
, topics=[incêndios]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]