www.pcguia.ptpcguia.pt - 5 jul. 12:15

Hevo-Solar: a tecnologia portuguesa que produz hidrogénio a partir de energia solar começa a ser usada em Évora

Hevo-Solar: a tecnologia portuguesa que produz hidrogénio a partir de energia solar começa a ser usada em Évora

O Instituto de Soldadura e Qualidade e a TUV SUD começaram o processo de testes que vai garantir a eficácia do micro-electrolisador Hevo-Solar, criado pela empresa nacional Fusion Fuel.

O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e TUV SUD (uma empresa alemã especializada em ensaios técnicos de certificação) começaram o processo de testes que vai garantir a eficácia do micro-electrolisador Hevo-Solar, criado pela empresa nacional Fusion Fuel.

Em causa está a «certificação de parâmetros operacionais» desta equipamento que concentra uma tecnologia portuguesa responsável pela produção de hidrogénio verde através da «conversão directa da energia solar».

O ISQ confirmou que, após este período de testes, a instalação das primeiras unidades Hevo-Solar será feita em Évora. De acordo com a Fusion Fuel, esta solução consegue produzir «duas toneladas de hidrogénio verde por ano».

Segundo Pedro Matias, presidente do ISQ, o micro-electrolisador nacional possibilita ter «um custo de produção bastante competitivo», um objectivo se esperava apenas atingir «no final desta década» (2030).

A relação do ISQ com o chamado ‘hidrogénio verde’ já tem quase vinte anos; em 2004, a empresa entrou no projecto europeu Naturally e, neste momento, é membro do consórcio GreenH2Atlantic.

NewsItem [
pubDate=2022-07-05 13:15:33.0
, url=https://www.pcguia.pt/2022/07/hevo-solar-a-tecnologia-portuguesa-que-produz-hidrogenio-a-partir-de-energia-solar-comeca-a-ser-usada-em-evora/
, host=www.pcguia.pt
, wordCount=159
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_05_1244150835_hevo-solar-a-tecnologia-portuguesa-que-produz-hidrogenio-a-partir-de-energia-solar-comeca-a-ser-usada-em-evora
, topics=[tecnologia, energia solar, notícias, energias alternativas, hidrogénio, isq, ciência, inovação]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]