jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 5 jul. 14:00

Zimbábue prepara-se para introduzir moedas de ouro para travar inflação de 191%

Zimbábue prepara-se para introduzir moedas de ouro para travar inflação de 191%

As moedas de ouro são usadas por investidores internacionais para se proteger contra a inflação e as guerras. Em junho, a inflação do país atingiu 191%.

O banco central do Zimbábue disse que vai começar a vender moedas de ouro este mês como reserva de valor para controlar a inflação, que atingiu 191% em junho e enfraqueceu consideravelmente a moeda local, de acordo com a “Reuters”.

O presidente do banco central, John Mangudya, disse em comunicado na segunda-feira que as moedas estarão disponíveis, a partir de 25 de julho, para venda em bancos locais na moeda nacional, dólares americanos e outras moedas estrangeiras a um preço baseado no preço internacional prevalecente do ouro e no custo de produção.

A moeda “Mosi-oa-tunya”, batizada com o nome de Victoria Falls, pode ser convertida em dinheiro e ser negociada local e internacionalmente, segundo a mesma fonte. Cada moeda vai conter uma onça-troy de ouro (31 gramas) e vai ser vendida em vários locais, incluindo em bancos.

As moedas de ouro são usadas por investidores internacionais para se proteger contra a inflação e as guerras.

O Zimbábue abandonou o seu dólar devastado pela inflação em 2009, optando por usar moedas estrangeiras, principalmente o dólar americano. O governo reintroduziu a moeda local em 2019, mas rapidamente perdeu valor novamente.

Na semana passada, o país fez disparar a sua taxa básica de juros de 80% para 200% e delineou planos para tornar o dólar americano moeda de curso legal (aquela que pode ser usada para pagar dívidas públicas, privadas e cumprir obrigações financeiras) nos próximos cinco anos para aumentar a confiança.

NewsItem [
pubDate=2022-07-05 15:00:47.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/zimbabue-prepara-se-para-introduzir-moedas-de-ouro-para-travar-inflacao-de-191-912881
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=234
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_05_1199895505_zimbabue-prepara-se-para-introduzir-moedas-de-ouro-para-travar-inflacao-de-191
, topics=[mundo, economia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]