visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 5 jul. 11:37

Exame Informática | Sonda CAPSTONE da NASA está a caminho da Lua

Exame Informática | Sonda CAPSTONE da NASA está a caminho da Lua

Depois do lançamento na semana passada e de ter passado alguns dias em órbita da Terra, a sonda CAPSTONE, um cubesat, está oficialmente a caminho da Lua. Chegada deve acontecer em novembro

A sonda CAPSTONE é um marco na missão Artemis I, que prevê o regresso do Homem à Lua. Lançada na semana passada a partir da Nova Zelândia, a sonda (que é um pequeno cubesat de 25 quilos) esteve alguns dias em baixa órbita na Terra e começou agora a dirigir-se à Lua, caminho que vai percorrer lentamente durante os próximos quatro meses.

Na chegada à Lua, a CAPSTONE vai entrar numa órbita quase retilínea, a mesma que está planeada para a Lunar Gateway, que irá servir de suporte a uma presença prolongada e sustentável de humanos na Lua, lembra o Gizmodo.

O lançamento da CAPSTONE aconteceu a 28 de junho, à boleia de um foguetão da Rocket Lab Electron e requereu sete manobras durante seis dias. A sonda chegou a 1,3 milhões de quilómetros da Terra, mais de três vezes a distância do nosso planeta à Lua. O nível superior Photon libertou a sonda quando o par atingiu os 39500 km/h.

No seu destino, a sonda vai viajar a 3400 quilómetros do polo norte da Lua no seu ponto mais próximo e a 76000 quilómetros do polo sul no ponto mais distante. A CAPSTONE vai também ser usada para testar um sistema de navegação que será útil para esta missão.

NewsItem [
pubDate=2022-07-05 12:37:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2022-07-05-sonda-capstone-da-nasa-esta-a-caminho-da-lua/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=208
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_05_1098485632_exame-informatica-sonda-capstone-da-nasa-esta-a-caminho-da-lua
, topics=[tecnologia, nasa, artemis, terra, sonda, capstone, lua, mercados, exame informática]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]