observador.ptobservador.pt - 3 jul. 00:20

"As pernas de Costa tremeram". Como o novo PSD usou o caso Pedro Nuno como arma de arremesso

"As pernas de Costa tremeram". Como o novo PSD usou o caso Pedro Nuno como arma de arremesso

Não é primeiro-ministro e não consta que estivesse perto do congresso do PSD, mas Pedro Nuno Santos foi referido dezenas de vezes. Polémica serviu de motivação para a nova oposição que PSD quer fazer.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O ano era 2011 e o cenário um jantar de Natal, neste caso do PS. Sentado a essa mesa estava o então deputado Pedro Nuno Santos, o mesmo que viria a tornar-se conhecido como o principal rosto da ala esquerda do partido. E, embora em causa estivesse uma aparentemente inocente refeição natalícia em tempos de crise, a fama de radical de Pedro Nuno acabaria cimentada graças às declarações que fez nessa noite – e que a rádio local de Castelo de Paiva gravou. O deputado garantia estar-se “marimbando” para os bancos alemães que emprestaram dinheiro a Portugal e lembrava que o país podia usar uma “bomba atómica” – “ou se põem finos ou nós não pagamos a dívida”. A ameaça faria efeito, garantia Pedro Nuno: “As pernas dos banqueiros alemães até tremem”.

Estamos em 2022, o cenário é um pouco menos familiar – desta vez é o pavilhão Rosa Mota, que serve de palco ao congresso do PSD – mas, de repente, a velha ameaça de Pedro Nuno é a frase mais citada ou parafraseada do congresso (competindo já com as recorrentes citações de Francisco Sá Carneiro).

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-07-03 01:20:20.0
, url=https://observador.pt/especiais/as-pernas-de-costa-tremeram-como-o-novo-psd-usou-o-caso-pedro-nuno-como-arma-de-arremesso/
, host=observador.pt
, wordCount=240
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_02_829586537_-as-pernas-de-costa-tremeram-como-o-novo-psd-usou-o-caso-pedro-nuno-como-arma-de-arremesso
, topics=[congresso do psd]
, sections=[]
, score=0.000000]