www.dn.ptdn.pt - 2 jul. 23:34

Ação simbólica com 20 pessoas em Lisboa pede regresso dos comboios internacionais

Ação simbólica com 20 pessoas em Lisboa pede regresso dos comboios internacionais

Quase 20 pessoas, nem todas de pijama como pedia a organização, participaram este sábado numa ação simbólica junto à estação ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa, para exigir o regresso das ligações de comboio para Madrid (Espanha) e Hendaye (França).

As ligações ferroviárias para Madrid e Hendaye, em que grande parte do trajeto era feito durante a noite, foram suspensas há dois anos com a pandemia da covid-19.

Este sábado, uma iniciativa promovida pelo movimento Aterra - Campanha pela Redução do Tráfego Aéreo e por uma Mobilidade Justa e Ecológica reclamou a reposição do serviço ao som de música e com passos de dança, com alguns dos participantes vestidos de pijama ou de roupão, com almofadas ou peluches nas mãos e alguns transeuntes a assistirem.

Ao mesmo tempo, Madrid encenava um protesto semelhante, também em formato de 'flash mob', e esperava-se o mesmo em Hendaye, localidade francesa onde os passageiros costumavam fazer o transbordo para Paris.

"A Europa está a manter e a melhorar as ligações ferroviárias, mas Portugal está atrasado, estamos isolados", lamentou à Lusa Anne Fauquet, membro do movimento Aterra que se fez acompanhar do cão "Yaku".

Além da reposição dos comboios Lusitânia, para Madrid, e Sud Expresso, para Hendaye, o movimento exige meios de reserva de bilhetes "mais simples", tarifas mais acessíveis e serviço de transporte de bicicletas e de animais de companhia.

Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista Zero, associou-se à iniciativa. Não dançou, mas assistiu ao 'flash mob' vestido de pijama, com uma almofada branca na mão e segurando uma faixa onde se lia "Comboios noturnos, o futuro da noite para o dia".

"O arranque novamente dos comboios noturnos a partir de Santa Apolónia é uma exigência perfeitamente legítima, e possível desde que haja entendimento entre os governos e as empresas dos diferentes países", afirmou, apontando que o comboio "é o meio de transporte mais sustentável do ponto de vista ambiental".

NewsItem [
pubDate=2022-07-03 00:34:00.0
, url=https://www.dn.pt/sociedade/acao-simbolica-com-20-pessoas-em-lisboa-pede-regresso-dos-comboios-internacionais--14988525.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=270
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_07_02_684760285_acao-simbolica-com-20-pessoas-em-lisboa-pede-regresso-dos-comboios-internacionais
, topics=[sociedade, economia, ferrovia]
, sections=[economia, sociedade]
, score=0.000000]