tek.sapo.pttek.sapo.pt - 24 jun. 13:12

Headset de realidade mista da Apple pode (mesmo) chegar em janeiro

Headset de realidade mista da Apple pode (mesmo) chegar em janeiro

As previsões de lançamento do dispositivo de realidade virtual e aumentada da Apple têm feito correr muita tinta, mas o momento parece estar realmente a chegar

O headset de realidade mista da Apple deve ser lançado em janeiro do próximo ano. É mais uma previsão, sem confirmação oficial, para um equipamento que, quando chegar a ver a luz do dia, conseguiu já dar origem a centenas ou milhares de notícias.

Esta mais recente previsão é do conhecido analista Ming-Chi Kuo e consta de uma nota de research a que o site 9to5Mac teve acesso, onde se refere que o dispositivo será “provavelmente lançado” em janeiro de 2023. Este mesmo analista já fez outras previsões sobre a data de lançamento do headset, que acabaram por não se confirmar. Esta está a ser levada mais a sério, por causa da objetividade da estimativa. É a primeira, das três já apresentadas, que aponta um mês específico para o alegado lançamento.

As fontes do analista, especializado em assuntos Apple, já tinham garantido que o lançamento aconteceria durante este ano. Há alguns dias Ming-Chi Kuo corrigiu a previsão para passar a apontar como data previsível para o lançamento, o segundo trimestre de 2023. Kuo sublinha que o headset, que se espera combine realidade virtual e aumentada, “é o produto mais complicado alguma vez desenhado pela Apple”, antecipando que o seu lançamento pode contribuir para acelerar o crescimento deste segmento de produtos.

Apple regista realityOS. Headset de realidade virtual e aumentada está cada vez mais perto Ver artigo

Além desta previsão, outros sinais têm sido dados de que o headset da empresa liderada por Tim Cook vai mesmo existir e não estará longe do seu lançamento. No final de maio, documentos submetidos junto do gabinete de patentes dos Estados Unidos pedem o registo de um sistema operativo para realidade virtual.

O pedido foi submetido por uma empresa desconhecida, chamada Realityo Systems, que algumas fontes indicam ter sido criada pela Apple, para não ser associada ao registo. No início do ano alguns programadores já tinham também encontrado pistas de um software com estas características no código do iOS.

Apple já mostrou headset de realidade virtual e aumentada ao conselho de administração Ver artigo

Entretanto, outros analistas também apontam o final deste ano, ou o início do próximo, como datas prováveis para o lançamento do headset que vai usar o RealityOS, alegadamente registado pela Apple através de outra empresa.

Mark Gurman, analista da Bloomberg especializado no mercado tecnológico, já tinha escrito que o lançamento do equipamento estava mesmo previsto para 2022, mas alguns problemas no desenvolvimento obrigaram à revisão dos planos iniciais. A agência noticiosa escrevia também, no final de maio, que o conselho de administração da Apple já teve oportunidade de experimentar uma versão do headset, que está em estado avançado de desenvolvimento. Em janeiro, adiantou que o equipamento vai custar cerca de 2 mil dólares.

NewsItem [
pubDate=2022-06-24 12:12:47.0
, url=https://tek.sapo.pt/mobile/equipamentos/artigos/headset-de-realidade-mista-da-apple-pode-mesmo-chegar-em-janeiro
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=455
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_06_24_896789850_headset-de-realidade-mista-da-apple-pode-mesmo-chegar-em-janeiro
, topics=[apple, tecnologia, realityos, headset, realidade-virtual, realidade mista]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]