observador.ptobservador.pt - 24 jun. 12:09

Ucrânia mais perto de aderir à UE. "É simbólico, mas vamos trabalhar ainda mais", garante embaixadora

Ucrânia mais perto de aderir à UE. "É simbólico, mas vamos trabalhar ainda mais", garante embaixadora

Inna Ohnivets admite que ucranianos estão "muito felizes" com decisão do Conselho Europeu. Em entrevista ao Observador, a embaixadora comenta ainda a polémica com refugiados em Setúbal.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Um dia depois de o Conselho Europeu ter confirmado a atribuição do estatuto oficial de país candidato à Ucrânia, multiplicam-se as reações e o sentimento de satisfação sobretudo entre a população ucraniana. Em Portugal, não é exceção — a embaixadora ucraniana, Inna Ohnivets, aplaude prontamente a decisão anunciada esta quinta-feira pelos líderes europeus.

“É uma decisão histórica, tendo também um significado simbólico”, defende Inna Ohnivets, em entrevista à Rádio Observador. “Leva a Ucrânia a um caminho direto para a adesão à União Europeia (UE). Quanto tempo esse caminho levará, dependerá das duas partes. Da Ucrânia e da UE, mas principalmente da Ucrânia”. A embaixadora ucraniana em Portugal diz agora que é preciso focar nas reformas necessárias no país para que o processo de negociações, e com vista à adesão ao bloco comunitário, decorra de forma célere.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2022-06-24 11:09:48.0
, url=https://observador.pt/2022/06/24/ucrania-mais-perto-de-aderir-a-ue-e-simbolico-mas-vamos-trabalhar-ainda-mais-garante-embaixadora/
, host=observador.pt
, wordCount=189
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_06_24_297874856_ucrania-mais-perto-de-aderir-a-ue-e-simbolico-mas-vamos-trabalhar-ainda-mais-garante-embaixadora
, topics=[europa, guerra na ucrânia, conselho europeu, mundo, união europeia, ucrânia]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]